
A 31 de agosto, Piastri venceu no seu McLaren o GP dos Países Baixos. A correr em casa, Verstappen até foi segundo, mas viu a desvantagem para o australiano no Mundial de Pilotos ultrapassar os 100 pontos (104, para ser mais exato).
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
Com Norris, colega de Piastri, também bem à frente de Verstappen (apesar de não ter pontuado em Zandvoort), e face ao domínio evidenciado até então pela McLaren, praticamente todos deram a luta pelo título como resumida a Piastri e Norris. E poucos arriscaram que, passadas apenas três semanas e dois grandes prémios, Verstappen estivesse de volta a essa luta e se estivessem a fazer contas ao que o neerlandês precisa para chegar a uma revalidação do título que parecia totalmente descartada.
Mas a verdade é que Verstappen venceu de forma categórica em Monza e repetiu, depois, a gracinha no Azerbaijão. Ao todo, nessas duas corridas, ganhou 35 pontos a Piastri (terceiro em Itália e desistência em Baku) e 26 a Norris (segundo em Monza e sétimo no Azerbaijão). A desvantagem de Verstappen em relação a Piastri baixou de mais de 100 pontos para 'apenas' 69 e para Norris é agora de 44 pontos. Isto ainda com sete grandes prémios por correr (Singapura, EUA, México, Brasil, Las Vegas, Qatar e Abu Dhabi), três deles com corridas sprint ((EUA, Brasil e Qatar).
Quer isto dizer que há ainda muitos pontos em disputa. Mais do que suficientes para Verstappen dar a volta aos acontecimentos, sobretudo se mostrar a superioridade evidenciada em Itália e no Azerbaijão e se a McLaren continuar a dar 'tiros nos pés'. Verstappen, contudo, não depende só de si. Ou seja, se ganhar todas as corridas depende do que Piastri fizer para chegar ao quinto título de campeão do mundo.Ainda assim, as contas não são assim tão difíceis para o piloto da Red Bull.
Assim são as contas
Ao todo, há 199 pontos em jogo. É esse o máximo de pontos que um piloto pode somar até ao fim da época, se vencer as sete corridas principais e as três corridas sprint por disputar.Se, eventualmente, Verstappen conseguisse esse pecúlio e Piastri ficasse sempre em segundo, o neerlandês só recuperaria 52 dos 69 pontos que tem em atraso.
Mas se Piastri fizer apenas um segundo lugar nas corridas principais, mesmo sendo segundo mas corridas sprint, Verstappen seria campeão vencendo todas as provas.Claro que na equação já ainda Norris. E a luta entre os McLaren até pode favorecer Verstappen.
É que se Vertappen vencer tudo e Norris for sempre segundo, o neerlandês é campeão (ganharia 47 pontos ao britânico, em relação a quem tem uma desvantagem de 44 neste momento).Ou seja, olhando para estes cenários, mesmo não dependendo apenas de si, Verstappen será sempre campeão se vencer todas as corridas e Norris ficar à frente de Piastri nos lugares abaixo.
Tudo cenários hipotéticos, claro esta, mas que mostram que se calhar Verstappen ainda está bem na luta pela revalidação do título, ao contrário do que se pensava há menos de um mês.
Classificação do Mundial de Pilotos a 7 corridas do fim da temporada
1. Oscar Piastri (McLaren), 324 pontos
2. Lando Norris (McLaren), 299 pontos
3. Max Verstappen (Red Bull), 255 pontos
4. George Russel (Mercedes), 212 pontos
Comentários