Menos de uma semana após ter participado na Meia Maratona de Lisboa, Ruth Chepng'etich terá testado positivo para um diurético proibido e um agente mascarante.
Leões dominaram a prova feminina e terminaram a masculina com os mesmos pontos que o Benfica, beneficiando de um maior número de pódios como critério de desempate.
A equipa nacional tinha entrado na 11.ª posição para o quarto e último dia de provas na capital espanhola, mas subiu três lugares e fechou a primeira metade da classificação.
Há uma semana, em 20 de junho, a olímpica portuguesa Salomé Afonso terminou no 10.º lugar a final dos 1.500 metros do meeting de Paris, prova da Liga Diamante, melhorando o recorde pessoal para 3.59,32 minutos.
Já o quarteto masculino, com Carlos Nascimento, Gabriel Maia, Delvis Santos e André Prazeres, percorreu a mesma distância em 39,15 segundos e não passou do nono posto.
Na prova de hoje ficou em terceiro lugar com um lançamento de 60,49 metros (tem um recorde pessoal de 66,40) e conquistou 14 pontos para a equipa de Portugal.
Os Europeus de atletismo por equipas decorrem até domingo, em Madrid, com a manutenção na primeira divisão do campeonato a ser o objetivo assumido por Portugal para a competição.
Na lista hoje confirmada pela FPA, além de Tiago Pereira, também estão selecionados Gerson Baldé (comprimento e altura), Agate Sousa (comprimento), Natacha Candé (altura) e Lucinda Gomes (triplo salto).
Pela primeira vez, um atleta luso desce da barreira dos 3.30,00 - o anterior recorde datava de 2002 e fora fixado por Rui Silva, antigo treinador de Nader, que correu em 3.30,07 no Mónaco.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.