
Max Verstappen venceu o Grande Prémio do Azerbaijão em Fórmula 1. O piloto da Red Bull partiu da 'pole', para controlar a corrida do início ao fim, somando a sua segunda vitória seguida da época, segunda de sempre em Baku, tendo conseguido também a volta mais rápida.
Foi a 67.ª vitória da carreira do neerlandês.
Com isso, chegou ao sexto 'grand slam' da carreira (pole, vitória e volta mais rápida), a quarta da temporada, igualando o recorde de Lewis Hamilton.
George Russel (Mercedes) foi 2.º, somando o seu pódio número 22, o sétimo da época. Carlos Sainz foi terceiro, no seu 28.º pódio da carreira, mas o primeiro com a Williams, equipa que não ia ao pódio desde o GP da Bélgica em 2021.
Quanto a Lando Norris, conseguiu apenas o 7.º posto, recuperando poucos poucos a Piastri.
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
A corrida: mais um passeio para Max
Havia muita expetativa para saber se a McLaren iria resolver já hoje a questão do título de construtores, mas este objetivo sofreu um duro revés logo na 1.ª volta. Oscar Piastri bateu nas primeiras curvas do circuito de Baku, levando a intervenção do 'safety car'. Seria uma oportunidade para Lando Norris recuperar terreno em relação ao colega de equipa na luta pelo título. Mas recuperou pouco...
Ao contrário da qualificação, muito atribulada com tantas bandeiras vermelhas devido a quantidade de pilotos que ficaram nas barreiras na parte mais sinuosa do circuito da Cidade do Vento, mais ninguém bateu.
Nas 51 voltas que durou a corrida, tivemos algumas lutas em pista, muitas delas resolvidas nos mais de dois quilómetros da reta da meta: com ou seja ajuda do DRS, quem vinha atrás só tinha de colocar ao carro da frente e aproveitar o cone de aspiração para ultrapassar.
A paragem nas 'boxes' também seria crucial, já que desde cedo ficou claro que os pilotos só iriam parar uma vez. Quem arrancou com pneus médios, iria parar mais cedo, os piloto que começaram a corrida com os pneus de composto mais duro, fariam a sua paragem amis tarde.
Quanto a corrida, Max Verstappen dominou do início ao fim e em momento algum a sua vitória esteve em perigo. Segundo triunfo seguido do campeão Mundo, que venceu a última prova em Monza, Itália.
Russel (Mercedes) foi 2.º, Sainz (Williams) foi 3.º.
Na luta pelo título, Lando Norris aproveitou muito pouco o a acidente de Piastri.
Comentários