Nem sempre é fácil ter motivação para treinar e deixar o conforto do sofá. Contudo, a motivação também pode ser trabalhada com recurso à disciplina, uma aliada importante para que consiga manter hábitos saudáveis.

Saiba que não é a única pessoa a procrastinar e a ter dificuldades em manter a consistência. Ainda assim, há práticas que pode adotar para que o exercício custe menos e, a cada dia, tenha um pouco mais de vontade de vestir o fato de treino.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

A consistência é uma das chaves para o sucesso dos treinos, fazendo a diferença nos resultados que pretende atingir. O que lhe vamos dar a conhecer são alguns truques que poderão levar a que se motive com mais facilidade e que entre na rotina saudável.

E não se esqueça, as dores musculares fazem parte do processo. Não desista e persista até já não se lembrar que elas existem!

Algumas dicas para aumentar a motivação

1 - Defina um objetivo e metas realistas

Esta é a primeira atitude que deve tomar, uma vez que é fundamental perceber para que fim é que pretende fazer exercício físico. Pode querer emagrecer, ganhar massa muscular, aumentar resistência ou até correr uma maratona.

Por essa razão, é importante perceber a razão pela qual irá sair do sofá, de forma a motivar uma maior disciplina com um objetivo concreto de treino.

Outra das práticas importantes é que estabeleça metas que sejam possíveis de cumprir. Não pode querer iniciar um plano de treino e achar que vai conseguir ir quatro ou cinco dias ao ginásio, sendo que trabalha e tem outras ocupações no seu dia-a-dia. Se está a começar, o mais provável é que seja meigo consigo próprio e que defina uma meta realista.

Mais tarde, assim que conseguir que o treino faz parte da sua rotina, em que a consistência é palavra de ordem, então deve ponderar aumentar a exigência.

2 - Elabore um plano de treino

A organização pode ser fundamental para que não escape às horas de treino. Isto quer dizer que é mais eficaz se colocar na sua agenda o horário em que vai treinar num determinado dia, do que apenas verbalizar que pretende treinar na quinta-feira.

O objetivo é que incorpore e encare o tempo de treino como uma ida às compras ou uma ida ao cabeleireiro.

Contudo, há um truque que pode ajudar a que nunca se esqueça de se manter ativo: aplicações. As aplicações de treino permitem que coloque notificações que o avisam sempre que é a hora do exercício físico, colocando pressão para que não fique parado.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

3 - Encontre companhia de treino

Esta é uma dica que tende a ser desvalorizada, mas que vai influenciar o seu estado de espírito durante a prática de atividade física. Principalmente se está a dar os primeiros passos nesta aventura do fitness, é importante que tenhas a companhia de amigos.

O estado anímico vai ser bem melhor se estiver ao lado de alguém com quem tem uma relação de proximidade e confiança, ajudando a que tenha mais vontade de treinar.

A diversão será maior, a conversa também e o tempo vai passar mais rápido. A distração pode levar a que sinta menos dores e mesmo que as sinta, a motivação em grupo ou partilhada com outra pessoa vai puxar por si.

Para além disso, se o seu parceiro de treino tiver uma melhor capacidade física, isso pode servir como motivação para que atinja a mesma condição.

4 - Integre exercícios no dia-a-dia

Há vários exercícios que podem ser adaptados ao seu dia-a-dia e que podem ser incluídos na rotina como se de um treino se tratasse. Ainda assim, são apenas auxílios que devem complementar um plano de treino.

Um dos exemplos é simples e pode deixá-lo mais ativo: utilizar escadas em vez do elevador para ir para casa. Essas pequenas mudanças podem ajudar a que se habitue ao exercício físico, até não ter mais dores nas pernas ou chegar ao último degrau a precisar de recuperar a respiração.

5 - Divirta-se

Este é um ponto fundamental para que a motivação seja um pouco maior no seu dia-a-dia. Se pensa que um treino mais tradicional pode ser aborrecido, então deve experimentar aulas de grupo ou outras atividades que podem ser mais interativas, como o cycling ou ténis, por exemplo.

Outra das dicas é música. Se é um amante de música, o melhor é criar a playlist com os sons que mais energia lhe dão ou utilizar algumas já feitas a pensar no seu treino.

Por fim, pode sempre variar o seu plano de treino, se é uma pessoa que se aborrece com a rotina. Se está farto de treinar dentro de casa ou no ginásio, experimente estar ao ar livre.

Bons treinos!

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -