Um estilo de vida mais saudável anda de mãos dadas com a prática de exercício físico. Podem surgir algumas dúvidas em relação ao tipo de treino que é mais adequado para si, mas é fundamental que defina quais os seus objetivos.

Cardio ou musculação? Esta é uma pergunta que poderá já ter colocado por não saber qual das duas possibilidades é mais importante. Contudo, a resposta é complexa e vai depender do seu treino, objetivo e até condição física.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

Antes de definir as suas metas, o melhor é perceber em que é que consiste cada uma das práticas.

O cardio é conhecido por ser um aliado do coração, uma vez que os exercícios cardiovasculares vão aumentar a frequência cardíaca e o seu coração vai-se ver obrigado a trabalhar. A resistência cardíaca e pulmonar será amplamente beneficiada, tal como refere o site 'Lusíadas'.

Para além disso, é um tipo de treino positivo para quem procura perder peso. As corridas e as caminhadas são os exercícios mais comuns, mas também o ciclismo/cycling, a natação e até a dança são boas alternativas. Tudo vai depender do seu gosto e também de alguma limitação física que poderá ter.

No fundo, é importante referir que o bem-estar cardíaco é o principal triunfo do cardio.

No caso da musculação, está em causa a utilização de máquinas de pesos, halteres ou até do próprio peso do corpo. Este treino é comum para quem quer ganhar massa muscular, mas também força. Para além disso, estes dois objetivos podem fazer com que melhore a postura com o fortalecimento muscular e até possa prevenir lesões. A tonificação do corpo passará a ser uma realidade.

Contudo, é importante referir que deve, se possível, ter o auxílio de alguém especializado para que não prejudique a prática de exercício físico e coloque em causa o bem-estar.

Qual dos dois é melhor?

Depende. Não há uma resposta certa ou errada, muito menos padrão. Os objetivos que definiu ou vai definir para o começo da prática de exercício físico vão determinar qual o tipo de treino que mais se adequa.

Se quer ganhar massa muscular, sem qualquer dúvida que a musculação será mais eficaz. Ainda assim, o que é mais importante reter é que as duas modalidades podem e devem ser combinadas no seu treino.

A perda de peso é um desses casos em que a escolha entre uma e outra não precisa de ser feita. Isto porque o cardio vai ser mais favorável à perda de calorias, ao passo que a musculação irá manter o seu metabolismo acelerado.

Em relação à saúde geral e à vontade de ter uma vida com hábitos mais saudáveis, sem que tenha alguma meta em específico, também pode haver uma fusão. No fundo, o cardio e a musculação têm benefícios importantes para a nossa saúde e só irão melhorar o nosso bem-estar e imunidade.