O Benfica defronta esta terça-feira o Ajax, em encontro relativo à quinta jornada da fase regular da Liga dos Campeões, marcado para às 17h45.

Frente a frente estarão as duas únicas equipas que ainda não somaram qualquer ponto na 'Champions', somando por derrotas todos os jogos realizados até ao momento.

Perante tal cenário, a margem de erro para as duas equipas é nula nesta altura, sendo a vitória o único cenário que permite a qualquer uma das equipas ainda ambicionarem chegar ao 'playoff'.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

Momento de forma

Ajax e Benfica chegam a esta partida em momentos muito delicados da temporada. Os neerlandeses estão muito longe dos lugares cimeiros do campeonato, encontrando-se a 14 pontos do líder PSV.

O mau arranque de época, com apenas cinco vitórias em 17 jogos, levou mesmo à saída de John Heitinga do comando técnico dos 'lancers', lugar para o qual entrou Fred Grim a título interino.

A partida diante do Benfica surge numa sequência de quatro jogos sem vencer, nos quais se incluem duas derrotas consecutivas para o campeonato.

Já as águias tiveram um início de temporada semelhante à do seu adversário. Apesar de ter melhores resultados, o clube da Luz também já mudou de treinador, trocando Bruno Lage por José Mourinho.

Desde a chegada do novo treinador, os encarnados ainda não conseguiram convencer e mostrar mudanças na qualidade do seu jogo.

Três vitórias consecutivas foi a melhor sequência que o Benfica conseguiu até esta altura, à qual se seguiram dois jogos sem ganhar (Bayer Leverkusen e Casa Pia).

Histórico de confrontos

Este será o décimo encontro entre Ajax e Benfica na Liga dos Campeões. Em nove embates, os encarnados somam duas vitórias e três empates, e quatro derrotas.

De referir que os dois triunfos das águias tiveram lugar em Amsterdão, os mesmos que o Ajax, nos quatro jogos realizados na capital neerlandesa.

O último triunfo do Benfica teve lugar na segunda-mão dos oitavos de final da 'Champions' da temporada 2021/22. Após um empate a dois golos no Estádio da Luz, os encarnados, comandados por Nélson Veríssimo, venceu por 0-1; Darwin Nuñez fez o único golo da partida.

O que dizem os treinadores

Fred Grim, treinador do Ajax: "Na Liga dos Campeões queres ganhar e somar pontos. E nós temos zero pontos. O nosso teto é mais alto do que aquilo que estamos a mostrar agora. Que isso fique claro. É difícil dizer onde está exatamente esse teto. A concorrência no grupo é, sem dúvida, grande. Mas ficou provado que não estamos a ganhar os jogos que temos de ganhar"

José Mourinho, treinador do Benfica: "A minha história e a estatística, seja positiva ou negativa, não têm influência absolutamente nenhuma. Nem sabia que tinha vencido sete vezes o Ajax [...]. Fixo-me no potencial do Ajax, que, olhando para os jogadores, tal como nós, não são equipa para os zero pontos ao cabo de quatro jogos. Tento analisar a equipa que eles são, o que de bom podem fazer em qualquer momento."

O árbitro

Sven Jablonski foi o escolhido para dirigir esta partida. O árbitro alemão será auxiliado por Eduard Beitinger e Stefan Lupp, com Tobias Reichel a assumir o papel de quarto árbitro.

A dupla de vídeo-arbitragem será composta por Robert Schroder e Soren Storks.

O juiz germânico de 35 anos faz a sua estreia, não só em jogos do Benfica, como também relativamente a equipas portuguesas.