O final da temporada de Fórmula 1 está cada vez mais perto, mas ainda faltam três bandeiras axadrezadas - duas no Qatar e uma em Abu Dhabi - para que o calendário chegue ao fim. Ainda nada está decidido, mas há algo que pode ficar já atribuído em Doha: o título mundial de piloto. Depois de Las Vegas, chegou o Grande Prémio do Qatar para a penúltima prova do ano e a última com formato sprint. Vão estar em jogo 58 pontos (50 da corrida principal e oito da sprint) que poderão ser fundamentais para as contas do título.
Lando Norris segue na liderança com 390 pontos, mais 24 do que Oscar Piastri e Max Verstappen, que estão empatados com 366. A desclassificação da dupla de pilotos no último GP deixou que o neerlandês igualasse o australiano e se mantivesse vivo à procura do tricampeonato. Contudo, é o britânico que segue me melhores condições e pode já fazer a festa este domingo, mas é preciso agarrar-se à calculadora.
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Para este GP, é de referir que Gabriel Bortoleto (Sauber) vai cumprir uma penalização, na sequência do choque com Lance Stroll (Aston Martin) no passado fim de semana. O brasileiro admitiu o erro e vai sofrer uma perda de posições na grelha de partida, uma vez que não terminou a corrida para cumprir os 10 segundos de castigo.
O que é preciso para Lando Norris fazer a festa em Doha?
Lando Norris pode ser campeão no Qatar se vencer a corrida sprint e o GP, não deixando qualquer margem para dúvidas. Contudo, também poderá fazer a festa se vencer a corrida de domingo e terminar a sprint até à sexta posição.
Em relação a outros cenários, é preciso fazer mais contas.
- Terminar em sétimo na sprint e vencer o GP, se Piastri vencer a sprint, mas for terceiro (ou pior) no GP;
- Terminar em oitavo na sprint e vencer o GP, se Piastri não vencer a sprint e Piastri e Verstappen não forem melhores que segundo no GP:
- Não pontuar na sprint e vencer o GP, se Piastri não for melhor que quarto na sprint e Verstappen não vencer a sprint + não for segundo no GP;
- Vencer a sprint e terminar em segundo no GP, desde que o vencedor do GP não for Piastri nem Verstappen;
- Vencer a sprint e ser 3.º/4.º/5.º/6.º/7.º/8.º/9.º/10.º no Grande Prémio, se Piastri e Verstappen não ficarem à frente de Norris no GP;
- Vencer a sprint e não pontuar no Grande Prémio, se Piastri e Verstappen não forem além do 3.º lugar na sprint e se os dois não pontuarem no GP;
- Vencer a sprint e não pontuar no Grande Prémio, se Verstappen ficar à frente de Piastri na sprint e os dois não pontuarem no GP;
- Vencer a sprint e não pontuar no Grande Prémio, se Verstappen ficar abaixo do 3.º lugar na sprint e à frente de Piastri + Verstappen for 10.º no GP e Piastri não pontuar;
No fundo, é necessário que Lando Norris termine o fim de semana com uma vantagem de, pelo menos, 26 pontos face aos rivais, se quer sagrar-se já campeão.
O piloto britânico tem condições para ser feliz em Lusail, mas ao mesmo tempo já demonstrou que a pressão o pode atraiçoar. A perseguição de Max Verstappen em Las Vegas levou-o a cometer um erro na primeira curva e a deixar a liderança do GP à mercê do neerlandês. Por isso, a luta pelo título mundial continua imprevisível e com vários desfechos possíveis.
Saiba os horários do GP Qatar
Sexta-Feira
- Treino Livre 1 – 13:30
- Quali Sprint – 17:30
Sábado
- Sprint – 14:00
- Qualificação – 18:00
Domingo
- Corrida – 16:00
Como está o mundial de pilotos?
A disputa pelo primeiro lugar está animada e é o principal atrativo para as duas corridas que se seguem até ao fim do campeonato de Fórmula 1.
Lando Norris é primeiro classificado com 390 pontos, mais 24 do que Oscar Piastri e Max Verstappen. Segue-se um fosso entre o 3.º e 4.º lugares com George Russell a registar 294 pontos.
Em quinto e sexto surgem os pilotos da Ferrari, Charles Leclerc e Lewis Hamilton, respetivamente. Kimi Antonelli coleciona 137 pontos na sétima posição. Depois de posicionados pilotos das principais equipas - com exceção de Yuko Tsunoda -, Alex Albon é oitavo classificado com 73 pontos, à frente de Isack Hadjar que tem 51.
Nico Hulkenberg completa o top 10 com menos dois pontos que o franco-argelino.
Seguem-se Carlos Sainz (48), Ollie Bearman (41), Fernando Alonso (40) e Liam Lawson (36). Esteban Ocon é 15.º com 32 pontos, os mesmos que Lance Stroll. Tsunoda é 17.º com 28, mais seis que Pierre Gasly. Gabriel Bortoleto é o último piloto com pontos (19), uma vez que Franco Colapinto ainda não pontuou.
E o de construtores?
A McLaren, já campeã, continua a aumentar a vantagem com 756 pontos na liderança do Mundial de construtores, mesmo depois de uma desclassificação dupla no passado fim de semana.
Mercedes aproveitou a sanção para colocar os dois pilotos no pódio e aproveitou para se fixar na segunda posição com 431 pontos, mais 40 que a Red Bull (391). Ferrari está em quarto com 378 pontos, distanciada da Williams que é quinto com 121 pontos.
A Racing Bulls aparece em sexto (90), à frente da Haas (73) e da Aston Martin (72). A Sauber surge logo de seguida com 68 pontos, bastante à frente da Alpine que está em último com apenas 22 pontos somados.
Conheça o Circuito de Losail
O Lusail International Circuit tem uma extensão de 5.419 km e é bastante rápido, nomeadamente com as curvas (16) de alta velocidade. Em virtude disso, a aerodinâmica dos monolugares poderá fazer a diferença, bem como o desgaste dos pneus.
O calor e a humidade são características do país e influenciam a corrida, principalmente devido ao asfalto abrasivo. Por isso, a pressão nos pneus será maior e o desgaste acentua-se.
Em relação à escolha de pneus, a Pirelli impôs uma novidade com a obrigatoriedade de duas paragens para troca de pneus. Na época passada, houve quem optasse por uma estratégia de uma paragem, mas em 2025 as regras são outras.
No fundo, as equipas vão poder optar por usar um único jogo durante a corrida sprint, ao passo que será impossível aplicar esta estratégia na corrida de domingo, que terá 57 voltas.
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