Os organizadores do primeiro Grand Slam do ano anunciaram a criação do 'Million Dollar One Point Slam', que colocará 10 jogadores amadores contra 22 profissionais num torneio a eliminar em Melbourne Park.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

Os jogadores farão 'pedra, papel ou tesoura' para determinar quem serve ou recebe, e quem ganhar o ponto avançará para a próxima ronda.

O vencedor do evento levará para casa cerca de 570 mil euros.

Por comparação, os jogadores que chegaram às meias-finais do quadro principal de singulares masculinos ou femininos no Open da Austrália de 2025 ganharam 1,1 milhões de dólares australianos (540.000 libras).

O US Open realizou um torneio de pares mistos reformulado e independente em agosto, que incentivou os melhores jogadores de singulares a participar, tendo os vencedores recebido qualquer coisa como 620 mil euros (1,1 milhão de dólares australianos).

O Open da Austrália realizou o seu evento inaugural One Point Slam este ano, mas o prémio foi de apenas 60.000 dólares australianos (34 mil euros) e não foi mito publicitado.

Andrey Rublev foi o único jogador do top 10 envolvido, e a sua sequência chegou ao fim quando colocou o único serviço permitido na rede no seu jogo dos quartos-de-final.

O profissional australiano Omar Jasika venceu esse 'One Point Slam', que colocou 16 amadores – oito homens e oito mulheres com idades entre os 15 e os 72 anos – contra 16 profissionais.

O diretor do torneio do Open da Austrália, Craig Tiley, disse: "Quer seja amador ou profissional, o vencedor final levará o prémio. As inscrições serão abertas em breve em clubes de todo o país". Tiley disse que "mais grandes nomes serão anunciados em breve", com o site do Open da Austrália disse que algumas celebridades também estariam envolvidas.

Como vai funcionar?

Os organizadores não revelaram exatamente como funcionará o evento, mas espera-se que siga um formato semelhante ao da edição deste ano. Os profissionais foram autorizados a servir apenas uma vez e os amadores duas, como num no ténis tradicional.

Embora não esteja claro como funcionará o sorteio, haverá cinco rondas a eliminar, jogadas na Rod Laver Arena em vez da Kia Arena, mais pequena. As fases finais terão lugar numa sessão noturna, em vez das 13h00 locais.

Qualquer australiano — ou jogador internacional registado na Tennis Australia — pode participar nos eventos 'One Point Slam' nos seus clubes de ténis locais.

Os vencedores desses torneios de base participarão num sorteio, com um jogador amador de cada estado e território selecionado para participar na 'grande final', numa sessão noturna na quarta-feira, 14 de janeiro.

Haverá também um sorteio de qualificação em dezembro, no qual poderão participar amadores, profissionais de nível inferior, celebridades e estrelas do desporto, de onde sairão dois vencedores que se juntarã na 'grande final' de quarta-feira aos oito amadores e 10 profissionais.