
Aleksander Ceferin é uma das estrelas da 1.ª edição do Portugal Football Summit, cimeira sobre o Futebol Português que decorre até ao dia 11, sábado, na Cidade do Futebol. Na sua intervenção no palco principal, o presidente da UEFA teceu rasgados elogios a Cristiano Ronaldo, o nome maior do futebol português.
"Qual a importância de Cristiano Ronaldo no futebol? Antes de mais, acho que é de longe o maior promotor de Portugal no mundo", começou por dizer, antes de falar da 'fome' do internacional português de 40 anos.
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
"Nunca vi alguém tão competitivo. Ele não quer parar, quer continuar a competir. É impressionante o que ele conseguiu, acho que precisaríamos de duas horas de conversa para explicar tudo. Tenho um grande respeito por ele enquanto pessoa e enquanto futebolista. E também sabemos o que ele faz em ações solidárias, que ele não precisava de fazer e faz. É um dos três grandes nomes do futebol de todos os tempos", garantiu.
O homem que dirige os destinos do organismo que rege o futebol europeu elogiou a forma corajosa como a UEFA mexeu nas competições, trazendo mais imprevisibilidade nas provas, com mais jornadas da fase de grupos.
"Antes, quando chegávamos a dezembro, já sabíamos quem estava qualificado. No ano passado, PSG e Manchester City não estavam qualificados antes da última jornada. Esta imprevisibilidade da competição é a razão pela qual vemos futebol, não vemos se o resultado for conhecido antes", recordou.
Ceferin voltou a lembrar que é crucial manter as competições abertas para todos, em mais um ataque à ideia de Superliga.
"O futebol é para todos, faz parte da nossa sociedade, é uma escola de vida. O sonho de ganhar, de qualificar, de derrotar os grandes, deve manter-se vivo. E vai continuar vivo, se não o futebol deixa de fazer sentido. O futebol é um desporto maior do que qualquer outro. O que aconteceu ao basquetebol na Europa por causa das ligas fechadas? Praticamente não existe. Acho que Kvaratskhelia não jogaria no Paris SG se o sistema não fosse como é; que o Modric teria ganho uma Bola de Ouro se não tratássemos todos da mesma forma", recordou.
Comentários