A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) abriu oficialmente esta quarta-feira a primeira edição do Portugal Football Summit, na Cidade do Futebol, em Oeiras, com uma mensagem de ambição e liderança. Pedro Proença, presidente da FPF, definiu o evento como o “maior summit de futebol do mundo” e apresentou o mote da nova direção: “ganhar e liderar”.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

“Hoje abrimos um novo capítulo e uma era de inovação e liderança na discussão do futuro do futebol em Portugal. Iniciámos uma nova era na FPF e viemos para ganhar. Estamos aqui com a mesma ambição com que as nossas seleções entram em campo: sempre para ganhar e liderar”, afirmou Pedro Proença na cerimónia de abertura.

O evento contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que destacou o papel global que Portugal deve ambicionar no futebol, especialmente tendo em vista o Mundial2030, que o país organizará em conjunto com Espanha e Marrocos.

“Temos uma ocasião única de conquistar os Estados Unidos e o Canadá. Falta-nos essa parte do continente americano para sermos ainda mais globais. Ou conquistamos até 2030 as Américas e as Ásias todas, ou ficamos aquém das metas”, defendeu Marcelo, sublinhando que Portugal “tem todas as condições para estar na primeira linha”.

Também presente, a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, realçou o compromisso do Governo com o desenvolvimento desportivo nacional: “O talento, as infraestruturas cada vez mais qualificadas, os adeptos apaixonados e a nossa história dão-nos condições únicas. O Governo avançou com o maior investimento de sempre — 165 milhões de euros — para transformar profundamente o panorama desportivo nacional.”

Ausente fisicamente, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, enviou uma mensagem em vídeo, saudando a iniciativa e destacando a importância de Portugal no cenário internacional: “Portugal é um dos países que mais tem investido na formação de jovens talentos, no fortalecimento do futebol feminino e na inovação. O Mundial2030 será um momento histórico, e Portugal terá um papel central como exemplo de organização, paixão e cultura de excelência.”

A cerimónia contou ainda com a presença da seleção portuguesa, que está concentrada na Cidade do Futebol a preparar os jogos com a República da Irlanda e a Hungria, de qualificação para o Mundial2026.

O arranque do Portugal Football Summit marcou também o início de um ciclo de entrevistas e debates com figuras de destaque, incluindo o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, e o selecionador nacional, Roberto Martínez, num evento que promete projetar o futuro do futebol português — dentro e fora das quatro linhas.