
O Comité Olímpico Internacional (COI) tomou, esta sexta-feira, a decisão de autorizar a participação de russos e bielorrussos nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, que terão lugar em Milão-Cortina, entre 6 e 22 de fevereiro do próximo ano.
No entanto, os atletas deverão participar sob bandeira neutra e a título individual, tal como aconteceu nos Jogos Olímpicos de Paris'2024.
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
Tal como aconteceu no verão de 2024, os atletas dos dois países poderão participar nos próximos Jogos Olímpicos de Inverno desde que não tenham qualquer ligação ao exército, nem apoiado publicamente a invasão da Rússia à Ucrânia, em fevereiro de 2022.
Cabe agora as federações internacionais de cada modalidade aceitar os atletas. De recordar que algumas dessas entidades, responsáveis pelo processo de qualificação, continuam a banir russos e bielorrussos enquanto durar a invasão russa na Ucrânia.
Esta decisão vai de encontro ao que era esperado já que, a atual presidente do COI, Kirsty Coventry, tinha estado no comité que definiu os critérios de participação de russos e bielorrussos nos Jogos Olímpicos de 2024
Comentários