A Opta já lançou as previsões sobre os possíveis vencedores da Liga Europa, prova que arranca esta quinta-feira e que volta a contar com os portugueses FC Porto e SC Braga, entre as 36 equipas em prova na fase Liga.

De acordo com as 10 mil simulações feitas pelo supercomputador da Opta, o favorito a vencer o segundo troféu mais importante da UEFA é o Aston Villa.

Apesar de ainda não ter vencido qualquer jogo na Premier League (está em zona de descida), a Opta coloca os 'villans' com 23,3% de hipóteses de levantar o troféu no Beşiktaş Park, em Istambul. O emblema inglês é 12.º no Opta Power Rankings, 12 posições acima de qualquer outra equipa presente na Liga Europa 2025/26.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

O Aston Villa tem 73,1% de estar nos quartos-de-final, 52,6% de marcar presença nas 'meias' e 37% de ser um dos finalistas da Liga Europa.

O segundo clube com mais hipóteses de ganhar é a AS Roma, com 13%.

Quanto aos portugueses, nas 10 mil simulações feitas pelo supercomputador da Opta, o FC Porto surgiu como 7.ª equipa nas hipóteses (5,7%) de levantar o troféu, atrás de Bolonha (5,7%), Lyon de Paulo Fonseca (6,7%), Lille (8,1%) e Nottingham Forest (10,2%).

A Opta prevê que o FC Porto tem 42,8% de hipóteses de estar nos quartos de final, 22,1% de probabilidade de estar nas meias-finais. O supercomputador só dá 10,8% de hipóteses aos Dragões de estarem na final.

Destaque ainda para o 16.º posto do Braga (1,2% de possibilidade de vencer a prova).

Apesar das previsões, é preciso ter em conta que o futebol se joga em campo. Na época passada, por exemplo, a Opta dava apenas 0,6% de hipóteses de Bodo/Glimt de ganhar a prova e o noruegueses chegaram até às meias-finais. E hoje estão na Liga dos Campeões.

Sturm Graz, Malmo e Ferencvaros têm apenas a 0.3% hipóteses de vencer a prova, o Utrecht, apenas 0,2%.

O Go Ahead Eagles, dos Países Baixos, foi a única equipa que não venceu a prova em nenhuma ocasião, nas 10 mil simulações feitas pelo supercomputador da Opta