A seleção de Omã, treinada por Carlos Queiroz, estreou-se com um empate sem golos (0-0) frente ao Qatar, na primeira jornada do Grupo A da quarta fase de qualificação da zona asiática para o Mundial2026.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

Num encontro disputado em solo omanita, o jogo foi pobre em oportunidades e acabou por ter domínio territorial do lado qatari. O Qatar, 53.º classificado do ranking FIFA e ex-seleção orientada por Queiroz, teve cerca do dobro dos remates e da posse de bola face a Omã, atual 78.º do mundo.

O técnico português, que tem criticado o formato competitivo desta fase, volta a enfrentar um desafio exigente já no sábado, quando Omã visita os Emirados Árabes Unidos (67.º do ranking). A seleção emiratense jogará novamente a 14 de outubro, frente ao Qatar, que será a única equipa do grupo com seis dias de descanso entre encontros — situação que Queiroz já classificou como uma desigualdade competitiva.

De acordo com o modelo em vigor, os vencedores dos dois grupos garantem qualificação direta para o Mundial, enquanto os segundos classificados disputam um play-off a duas mãos para decidir quem segue para o play-off intercontinental.

No outro agrupamento (Grupo B) estão Indonésia, Arábia Saudita e Iraque.

Caso consiga o apuramento, Carlos Queiroz alcançará a sua quinta presença num Campeonato do Mundo, depois de ter qualificado a África do Sul (2002), Portugal (2010) e o Irão (2014 e 2018) — tendo ainda liderado novamente os iranianos no Mundial2022, embora apenas após a qualificação já ter sido garantida.