O SC Braga desloca-se esta quinta-feira ao sul de França para defrontar o Nice, em jogo relativo à sexta jornada da fase regular da Liga Europa.

Depois de duas jornadas consecutivas sem vencer, a formação minhota procura um triunfo que solidifique as aspirações de qualificação direta para os oitavos de final.

Pela frente, a equipa portuguesa terá um Nice já sem hipóteses de chegar ao 'playoff', e que esta época já foi derrotado por Benfica e FC Porto.

Momento de forma

O Nice chega a este encontro naquele que será o pior momento da atual temporada. Com efeito, a formação francesa leva uma sequência de sete derrotas consecutivas, cinco para o campeonato e duas para a Liga Europa.

Os 'Aiglons' ocupam nesta altura o 12º lugar da Ligue 1 com 17 pontos, a apenas seis da zona de despromoção. Na Liga Europa a situação é bem pior, já que os comandados de Franck Haise está na 30ª e última posição da classificação, sem qualquer ponto somado na competição.

As cinco derrotas da equipa gaulesa na Liga Europa deitaram por terra qualquer tipo de aspiração à presença nos 'playoffs'.

Em sentido contrário, o SC Braga está há cinco jogos sem perder, somando quatro vitórias e um empate, isto após duas derrotas consecutivas.

A formação minhota está atualmente no 5º lugar da Primeira Liga, a dois pontos da 4ª posição, enquanto que na Liga Europa ocupa o 7º lugar com 10 pontos, situando-se assim na zona de apuramento direto.

Em caso de triunfo, os guerreiros do Minho dão um passo decisivo rumo aos oitavos de final, evitando assim os 'playoffs' de fevereiro.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

Histórico de confrontos

Nice e SC Braga nunca se encontraram em jogos oficiais, contudo, os bracarenses contam já com oito partidas realizadas diante de formações gaulesas.

Desses oito encontros resultaram três vitórias, dois empates e três derrotas. De realçar que nenhum dos três triunfos da formação portuguesa foi alcançado fora.

Já o Nice estreou-se esta temporada em jogos contra equipas portuguesas. Dos três desafios realizados, dois contra o Benfica e um contra o FC Porto, os gauleses registaram três derrotas.

O que dizem os treinadores

Franck Haise, treinador do Nice: "O facto de não termos mais ambições de nos qualificarmos na Liga Europa, que é a realidade, não nos deve levar a pensar que este jogo deve ser desvalorizado. Deve ser, antes de mais, para os jogadores, uma oportunidade de mostrar qualidade. Cada aspeto positivo será importante para nós"

Carlos Vicens, treinador do SC Braga: "Analisámos o rival sem avaliar situação interna, social, a situação dos jogadores, porque é algo que não podemos controlar. O que podemos fazer é preparar-nos bem para as armas coletivas e individuais do Nice, e depois mentalizar-nos para entrarmos muito competitivos, com muita ambição e com muita personalidade"

O árbitro

Giorgi Kruashvili foi o escolhido para dirigir a partida. O árbitro georgiano será auxiliado por Levan Varamishvili e Giorgi Elikashvili, enquanto que Koba Revazashvili assume o papel do quarto árbitro.

A dupla de vídeo-arbitragem será composta por Marco Di Bello e Aleandro Di Paolo.

É a terceira vez que o SC Braga encontra o juiz georgiano. Nas duas outras ocasiões, os arsenalistas registaram uma vitória e um empate.