
A equipa feminina do Benfica estreia-se, esta terça-feira, dia 7 de outubro, na Champions League feminina, na estreia do novo formato, que emula o modelo da competição masculina com a fase de liga.
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
As águias medem forças, a partir das 17h45 (hora local) com a Juventus em Itália. As campeãs italianas são o primeiro adversário do Benfica na competição. Seguem-se os duelos com o Arsenal (em casa), Twente (em casa), Paris FC (fora), Barcelona (fora) e Paris Saint-Germain (em casa).
Histórico do Benfica na Liga dos Campeões feminina
O Benfica já conta com cinco presenças na competição mais importante do futebol feminino a nível de clubes no 'velho continente'.
A estreia teve lugar na temporada de 2020/21, com o Benfica a cair nos dezasseis-avos-de-final da competição.
As encarnadas conseguiram o acesso à fase regular após os triunfos frente ao PAOK (1-3 - na primeira eliminatória) e Anderlecht (1-2 - na segunda eliminatória). Só que nos 16 avos de final, o Benfica caiu contra o Chelsea, fruto de duas derrotas pesadas (0-5 e 3-0).
Em 21/22, as encarnadas superaram três eliminatória (ao baterem o Kiryat FC, Racing FC e Twente) antes de acederem à fase de grupos.
Na 'fase à séria', o clube da Luz acabou por obter apenas um triunfo, no duelo frente às suecas do Hacken (1-2), com nota para um surpreendente empate em casa frente ao Bayern. Porém quatro derrotas, algumas por números expressivos, por duas vezes frente ao Lyon (0-5 e 5-0), em casa com o Hacken (0-1) e na Alemanha frente aos bávaros (4-0) resultaram na eliminação na fase de grupos.
Um ano volvido, o Benfica voltou a não conseguir superar a fase de grupos, mas melhorou a sua performance, tendo somado duas vitórias frente ao Rosengart (1-3 e 1-0). Ainda assim, as encarnadas não tiveram armas para contrariar o favoritismo de Bayern (2-0, 2-3) e Barcelona (2-6 e 9-0).
Em constante evolução, a equipa do Benfica fez história na época seguinte ao chegar pela primeira vez aos quartos de final da competição. Superando novamente três eliminatórias - destaque para as vitórias frente ao Apollon Limassol, Eintracht Frankfurt em casa e para o empate frente ao todo o poderoso Barcelona (4-4). Já nos quartos, o Benfica foi eliminado pelo Lyon, em duas mãos: 4-1 fora de portas e 1-2 em casa.
A época passada acabou por ser de frustração a nível europeu com a equipa do Benfica a falhar o quarto acesso consecutivo à fase de grupos da Champions, depois de cair na segunda eliminatória. As jogadoras encarnadas não conseguiram derrotar o Hammarby da Suécia, no conjunto das duas mãos (0-2 e 1-2).
Em 25/26, o Benfica assegurou de forma direta e pela primeira o acesso à nova Champions, neste novo formato, com a fase de liga.
Formato da competição, jogos em casa na Luz e jogadoras disponíveis para a partida
Com 18 equipas na fase de liga, as quatro primeiras classificadas apuram-se para os quartos de final, e do 5.º ao 12 lugar, os emblemas seguem para o play-off da fase a eliminar.
Em 25/26, todos os embates do Benfica em casa, contra o Arsenal, Twente e Paris Saint-Germain serão disputados no estádio da Luz.
Para a partida frente a Juve, o treinador Ivan Baptista não incluiu na convocatória Neide Guedes, Andrea Falcón, Clarinha e Joana Silva. Há também três ausências por lesão, casos de Ana Borges, Marta Salvador e Andreia Norton.
Convocadas do Benfica: Anna Gasper, Beatriz Cameirão, Catarina Amado, Carole Costa, Caroline Møller, Carolina Tristão, Carissa Boeckmann, Chandra Davidson, Christy Ucheibe, Cristina Prieto, Diana Gomes, Diana Silva, Lara Martins, Lena Pauels, Letícia Almeida, Lúcia Alves, Marit Lund, Nycole Raysla, Pauleta, Rakel Engesvik, Rute Costa, Salomé Prat e Thaís Lima.
Calendário do Benfica
Após o embate de dia 7 de outubro, frente à Juventus, o Benfica recebe Arsenal e Twente no dias 16 de outubro e 12 de novembro, respetivamente.
No que diz respeito às outras partidas, o Benfica viaja até França para medir forças contra o Paris FC (19 de novembro) e ainda terá pela frente a deslocação à Catalunha para o duelo com o Barcelona no dia 10 de dezembro. O último embate da fase de liga realiza-se a 17 de dezembro com a receção ao PSG.
O que disse o treinador da equipa do Benfica
Declarações de Ivan Baptista, treinador do Benfica: "É uma competição onde o Benfica tem crescido também nos últimos anos, e nós queremos cimentar essa posição do Benfica na Liga dos Campeões. Não será fácil, são equipas do melhor que existe a nível mundial. Acredito que o grupo está preparado para enfrentar os diferentes desafios que nos vão surgir".
Diana Gomes comentou também o facto de todos os jogos em casa do Benfica na fase de liga serem disputados no estádio da Luz. "É bom que o Benfica abra estas portas para nós, e ainda para mais em jogos tão importantes. É bom para nós, jogadoras, termos um palco destes, e ainda para mais nestes jogos superimportantes. Queremos jogar [no Estádio da Luz] e ter o máximo apoio dos Benfiquistas".
Comentários