
Portugal continua a amealhar pontos no ranking da UEFA, cruciais para que o nosso país volte a ter dois clubes com entrada direta na Champions e um terceiro a ir às pré-eliminatórias.
Os triunfos de SC Braga e FC Porto na Liga Europa a meio da semana permitiram a Portugal subir ao segundo lugar do ranking deste ano, com os 0,800 pontos amealhados por cada um dos emblemas.
Após a primeira ronda das provas da UEFA - Liga dos Campeões e Liga Europa - Portugal soma 6.000 pontos, frutos dos triunfos de Sporting, FC Porto e SC Braga e ainda dos pontos ganhos nas rondas prévias da Champions, Liga Europa e Liga Conferência.
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
Podia ter sido melhor se o Benfica não tivesse perdido com o Qarabag.
A liderança anual está na posse da Dinamarca, que fez 6.125 pontos pelos seus dois clubes ainda em prova. Portugal tem quatro dos cinco que começaram, após a queda do Santa Clara no play-off de acesso à Liga Conferencia.
Chipre, Inglaterra, Bélgica, Alemanha, Polónia, Espanha, Itália e Azerbaijão fecham o top-tem dos países que mais pontuaram esta época no ranking.
Os dois países que terminarem a época nos dois primeiros lugares do ranking anual, tem uma vaga extra na Champions. Na época passada, Inglaterra e Espanha foram os países a ficarem com essa vaga extra.
Portugal mais perto dos Países Baixos, mas ameaçado pela Bélgica
Depois desta primeira ronda de provas europeias, que ainda não teve jogos da Liga Conferência, Portugal encurtou distâncias para o sexto posto, ocupado pelos Países Baixos.
Além do triunfo do SC Braga diante do Feyenoord, Portugal aproveitou ainda as derrotas do Go Ahead Eagles e Utrecht na Liga Europa e ainda do PSV e Ajax na jornada inaugural da Champions para ficar mais perto dos neerlandeses, que não somaram ainda qualquer ponto: somam cinco derrotas. Só o AZ Alkmaar, que entra em ação na Liga Conferência na próxima semana, pode salvar a honra do convento.
Portugal está a 3,200 pontos do 6.º lugar do ranking, que permite ter três equipas na Liga dos Campeões (duas diretas na fase de liga e uma na terceira pré-eliminatória). Com o 7.º posto, que ocupa neste momento, só o campeão entra diretamente na Champions. O segundo da I Liga entra nas fases a eliminar, como fez o Benfica esta época (duas eliminatórias com Nice e Fenerbahçe).
A possibilidade de Portugal ultrapassar os Países Baixos no ranking da UEFA já esta época é bem real. Os neerlandeses vão perder os 19.200 pontos alcançados em 2021/22 (Portugal fez 12.916), pelo que a manter este registo, Portugal pode muito bem acabar à frente dos Países Baixos no final desta temporada.
Se a perseguição ao 6.º posto é uma realidade, é preciso ter cuidado porque Portugal também pode acabar... em oitavo. A Bélgica é uma ameaça real, até porque, no final desta época, só irá perder os 6.600. conquistados em 2021/22 para efeitos de contas a cinco épocas, enquanto Portugal perderá os já mencionados 12.916 pontos.
Portanto, é preciso ganhar o máximo de jogos possíveis e esperar que os clubes dos Países Baixos e da Bélgica não façam o mesmo.
Ranking da UEFA em 2025/26 após a 1.ª ronda da Champions e Liga Europa

Ranking da UEFA a cinco anos

Comentários