O Benfica deu a conhecer na manhã desta terça-feira, num curto vídeo colocado nas suas redes sociais, o 'Benfica District', um projeto que, explicam as águias, irá transformar e valorizar o Estádio da Luz e toda a sua zona envolvente.

O objetivo, acrescentam os encarnados, passa por elevar a experiência dos adeptos a um novo patamar e reforçar a afirmação do clube quer a nível nacional, quer a nível internacional. O projeto, note-se, já mereceu críticas por parte de um dos candidatos às eleições de outubro do clube da Luz, João Diogo Manteigas.

Recorde-se que Luís Filipe Vieira, que ainda não confirmou a sua candidatura às eleições das águias, também falou segunda-feira de um projeto de renovação do estádio e zona envolvente.

No seu site oficial, o Benfica esclarece que o 'Benfica District' é um projeto transformador para o espaço do Estádio da Luz, posicionando aquele território como um destino nacional e internacional de excelência para o desporto e o entretenimento – alinhando-o com os mais emocionantes desenvolvimentos do género em todo o mundo –, melhorando a experiência clubística dos sócios e adeptos e criando um espaço de vivências nos 365 dias do ano.

O projeto, que resulta de um trabalho gradual e que se intensificou nestes últimos 18 meses, procura responder às necessidades de modernização e de valorização do património do clube, às exigências desportivas das diversas modalidades, à ambição de gerar uma renovada dinâmica da vivência do universo do clube, conjugando a identidade, a história, as conquistas e os caminhos de futuro para a instituição.

A Populous, revelam os encarnados, liderou todos os aspetos do projeto do plano diretor em colaboração com o renomado escritório de arquitetura Saraiva + Associados, sediado em Lisboa. A Populous também foi a projetista original do estádio, inaugurado em 2004.

"Este é um projeto ambicioso e estratégico, a pensar nos sócios, nos adeptos e no Clube, que pretendemos começar a concretizar de imediato, para criar melhores condições no estádio, para as modalidades, para projetar o Benfica ainda mais no país e no mundo como a grande referência desportiva de Portugal e a tempo de estar concluído para as grandes competições internacionais que o país vai acolher", sublinha Rui Costa, presidente do clube da Luz.

"É um projeto à Benfica, que gera melhores condições para a competição, para experienciar o Clube e para acolher quem quer viver o que é ser parte da Chama Imensa, do maior de Portugal. É uma aposta para nos fazer mais fortes, mais valiosos e ainda mais liderantes", acrescenta.

O projeto vai modernizar as instalações do estádio e reforçar a oferta de recintos, comodidades e espaços públicos na zona circundante, gerando um valioso património cívico para o universo do Benfica, visando apoiar a sustentabilidade financeira do Clube a longo prazo.

O projeto Benfica District inclui um pavilhão multiusos com capacidade para 10 000 pessoas, capaz de acolher concertos, eventos culturais, eSports e grandes eventos desportivos das mais diversas modalidades de pavilhão e dois pavilhões desportivos cobertos de última geração, com capacidade para 2500 e 1500 lugares, respetivamente, adaptáveis para basquetebol, voleibol, andebol, hóquei em patins, futsal, boxe e muito mais, que substituirão os atuais pavilhões e piscina;

Inclui ainda uma nova piscina comunitária com comodidades modernas, oferecendo um recurso recreativo para adeptos e residentes; um novo teatro e espaço para eventos, com capacidade para 500 pessoas; um campo de futebol ao ar livre no terraço e uma pista de corrida; e ainda instalações comerciais, hoteleiras e residenciais.