As surfistas portuguesas Yolanda Hopkins e Francisca Veselko estrearam-se com triunfos no Ericeira Pro, quarta etapa das Challenger Series da World Surf League, passando assim para os oitavos de final da prova.

Yolanda Hopkins venceu a bateria 5 com um total de 14.34 pontos. Com nove ondas surfadas nos 35 minutos da bateria, a portuguesa teve as duas melhores ondas a valerem 6.67 e 7.67. Também avançou a havaiana Eweleiula Wong com um total de 11.20 pontos.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

Francisca Veselko foi 2.ª na bateria 4, o que lhe permite também seguir em frente. A portuguesa competiu hoje pela primeira vez nesta prova e somou 10.73 pontos (4.73 + 6.00) atrás apenas de Leilani McGonagle que fez 12.90. pontos.

Na próxima ronda, já disputada em formato de confrontos diretos, Yolanda Hopkins vai encontrar a brasileira Laura Raupp e Francisca Veselko a japonesa Amuro Tsuzuki.

Teresa Bonvalot, a outra portuguesa em prova, ficou pelo caminho, ao ser eliminada na ronda de 32 com o 25.º lugar e um total de 10.27 (4.07 + 6.20). Também já eliminados da prova estão Frederico Morais (33.º), Camila Cardoso (41.ª), Afonso Antunes (49.º), Joaquim Chaves (73.º) e Guilherme Ribeiro (73.º).

O Ericeira Pro é importante para as portuguesas amealharem pontos para o objetivo de subir ao Championship Tour. Neste momento, Yolanda Hopkins, Francisca Veselko e Teresa Bonvalot estão no lote de sete surfistas promovidas.