A seleção da rosa parte para a última jornada, no sábado, em segundo lugar, a um ponto da França e, para além de ter de vencer na visita ao País de Gales, precisa que os ‘bleus’ não vençam a Escócia, em Paris.
A seleção lusa está, ainda, à frente do Chile (28) e de Samoa (24), os mais diretos perseguidores na ‘corrida’ aos quatro primeiros lugares da competição, que dão acesso ao play-off das World Sevens Series, em maio, em Las Vegas.
Na caminhada para a final da Taça de Portugal o CDUL afastou Belenenses, Benfica e Direito. No jogo decisivo derrotou o Cascais. Os triunfos diante quatro equipas que vão disputar o título nacional ao lado de CDUL e São Miguel dão confiança aos universitários assumem Kane Hancy, treinador do CDUL e
Puro drama e suspense na final da Taça. CDUL vence Cascais por 23-19. Ensaio marcado aos 80’ garante 10.º troféu aos universitários. Shane Van Rooyen foi o herói no Jamor.
As World Sevens Challenger Series 2025, compostas por duas etapas na África do Sul e uma na Polónia, são o primeiro patamar do apuramento para o Circuito Mundial de Sevens da World Rugby.
CDUL tem 9 Taças de Portugal. Venceu a última em 2023. Cascais soma 4 e já não ergue a placa de madeira desde 1993. CDUL-Cascais disputam a 62.ª edição da Taça de Portugal no sábado (16h00). Treinador do Cascais quer fazer história pelo clube. Treinador do CDUL veste-se de pragmatismo: quer vencer.
As quatro melhores seleções do play-off disputam o Circuito Mundial de ‘sevens’ na próxima época juntamente com as oito primeiras classificadas da presente temporada.
Para o capitão Appleton, a equipa tem de ser mais adulta e esvaziar a arrogância. Mannix, selecionador, adjetiva de pobre e desapontante. Fala de aprendizagem e lições a serem retiradas. Rodrigues, o ponta que marcou os dois ensaios, pede que se abra os olhos.
A seleção portuguesa não conseguiu apurar-se pelo terceiro ano consecutivo para a final do Europeu e vai defrontar, em 16 de março, a equipa que sair derrotada, no domingo, do confronto entre Geórgia e Roménia.
Portugal venceu o primeiro encontro do dia, frente à seleção de Tonga, por 19-17, com ensaios de Bernardo Valente (03 minutos), Frederico Couto (07) e Fábio Conceição (11).
Ao qualificar-se para as meias-finais, Portugal assegurou, também, o apuramento para o Mundial Austrália2027, juntamente com os outros três semifinalistas do REC25.
Tratou-se de um sério aviso à Irlanda, que os franceses visitam em 08 de março, em partida da quarta jornada que irá, muito provavelmente, decidir o campeão do Seis Nações 2025.
Samuel Marques e Rodrigo Marta não integram a convocatória alargada de 31 jogadores para preparar a meia-final do REC 2025 contra a Espanha, dia 1 de março. Jogadores da Pro2, segunda divisão gaulesa, estão ao serviços dos clubes.
Os irlandeses venceram nas três primeiras jornadas, Inglaterra, Escócia e Gales, recebendo assim o troféu que é entregue a qualquer uma das quatro nações fundadoras do torneio sempre que vence todas as outras três na mesma edição.
Portugal apurou-se, este mês, para o Mundial de râguebi Austrália2027, após vencer a Bélgica (40-30) e a Alemanha (56-14), resultados que asseguraram um dos primeiros quatro lugares no REC25.
O encontro de acesso à final terá lugar em 01 ou 02 de março, em Portugal, em local e hora a acordar entre as federações dos dois países e a Rugby Europe.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.