O SC Braga prepara a nova temporada com novas caras e um novo treinador. Carlos Vicens, antigo adjunto de Pep Guardiola, tem orientado os guerreiros do Minho para as vitórias no começo da temporada 25/26.

Em quatro jogos amigáveis, os bracarenses venceram os quatro. O último duelo acontece este sábado, a partir das 20 horas, diante do Celta de Vigo. Este será o grande desafio, onde a equipa se vai apresentar aos sócios e adeptos no Estádio Municipal de Braga.

No início do mês, o SC Braga defrontou o Paços de Ferreira e venceu pela margem mínima com um golo de Fran Navarro - agora em definitivo no clube. Seguiu-se o Wolfsberger e o jogo terminou favorável ao SC Braga por 2-0 com golos de João Marques e Ricardo Horta. Diante do Panathinaikos de Rui Vitória, num teste difícil, os minhotos voltaram a dominar e a vencer por 2-1 com tentos de Ricardo Horta e El Ouazzani. Esta quarta-feira, o adversário foi o Moreirense e o jogo terminou com mais um triunfo bracarense (2-0). Ricardo Horta e Gharbi faturaram.

O SC Braga realizou o estágio de pré-época em Gut Brandlhof, Saalfelden, na Áustria. Carlos Vicens convocou 31 jogadores já com os reforços integrados.

Eis a lista de convocados

Guarda-redes: Hornicek, Bellaarouch, Tiago Sá e João Carvalho;

Defesas: Víctor Gómez, Arrey-Mbi, Nuno Matos, Paulo Oliveira, Bambu, Niakaté, Chissumba, Lelo, Gustaf Lagerbielke;

Médios: Vítor Carvalho, Helguera, Djibril, M. Dorgeles, Yanis Da Rocha, Diego Rodrigues, João Moutinho, Gorby, Zalazar, João Marques, Gharbi, Ricardo Horta, Gabri Martínez, Sandro Vidigal, Kauan Kelvin e Roger;

Avançados: Fran Navarro, El Ouazzani e Afonso Patrão;

Algumas entradas e outras saídas

O primeiro reforço anunciado pelos bracarenses foi Leonardo Lelo. O defesa esquerdo terminou contrato com o Casa Pia e assinou por quatro temporadas, a custo zero, com os minhotos.

O guarda-redes marroquino Alaa Bellaarouch chegou ao SC Braga com um contrato de cinco temporadas, proveniente do Estrasburgo. Custou 300 mil euros por 50% do passe. Gustaf Lagerbielke também foi anunciado como reforço, após ter chegado do Celtic a troco de 2,5 milhões de euros.

Por fim, o jogador que custou mais aos cofres dos bracarenses: Mario Dorgeles. O internacional costa-marfinense assinou até 2030 e está blindado com uma cláusula de 50 milhões de euros. A totalidade do passe do jogador foi de 11 milhões de euros.

No entanto, para uns entrarem, outros têm que sair. É o caso de Matheus Magalhães que alinhou no SC Braga durante dez temporadas e meio. O guarda-redes foi vendido ao Estrela Vermelha por 1,250 milhões de euros, após ter sido emprestado ao Ajax na 2.ª metade da época passada.

Roberto Fernández também seguiu uma nova rota, até Espanha. O avançado chegou ao Espanyol a troco de 6,2 milhões de euros por 50% do passe.

Para além destes dois nomes, Rodrigo Macedo foi outra das vendas. O jovem da equipa B foi contratado pelo AZ Alkmaar. Por sua vez, Wdowik foi emprestado ao Jagiellonia Bialystok.

As indicações de pré-temporada têm sido favoráveis com um domínio bracarense nas várias partidas. Resta saber se o novo técnico vai conseguir atingir resultados consistentes para uma equipa que continua a sonhar com a corrida ao título nacional.

Recorde-se que o primeiro jogo oficial do SC Braga está agendado para dia 24 de julho, na primeira mão da segunda eliminatória da Liga Europa. Na I Liga, a jornada inaugural será frente ao Tondela, a 10 de agosto.