No mais recente estudo do CIES, António Silva aparece em posição privilegiada. O Observatório do Futebol realizou um estudo em que recolheu dados dos jogadores de sub-23 com passes mais verticais nas principais 52 ligas mundiais. O central português do Benfica surge no pódio nesse ranking.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

Jorne Spileers (Brugge) e Dean Huijsen (Real Madrid), que jogam também na posição de central, lideram a lista. Spileers conta com uma média de 11,8 passes progressivos por jogos. Com uma eficácia de 84 por cento.

António Silva aparece na terceira posição, com 11 - no número total de passes - e uma eficácia de (74.8 por cento. Zeno Debast, jogador do Sporting, é quinto na lista, com uma média de 10.9 passes progressivos em média e 70.6 por cento de eficácia.

Curiosamente, Alvaro Carreras, antigo jogador do Benfica, é o melhor lateral nesse capítulo.

Entende-se por passe vertical, o passe efetuado em direção à baliza contrária. No próprio meio campo, só foi contabilizado como passe vertical, quando a bola percorreu 30 metros, 15 metros em metades diferentes do campo e dez metros no meio-campo do adversário.