A Premier League aliou-se à Microsoft para uma parceria estratégica de cinco anos, que visa oferecer uma nova experiência aos adeptos da liga de futebol mais vista do mundo.

São 1,8 milhões de adeptos em 189 países que poderão vir a beneficiar de uma colaboração que pretende criar novas experiências digitais a partir da inteligência artificial 'Copilot'.

Esta parceria vai resultar na criação do 'Companion Digital da Premier League' que vai permitir que os adeptos possam aceder a múltiplas estatísticas, segundo o comunicado das duas partes. Vão existir dados de mais de 30 épocas, aceder a 300 mil artigos e 9 mil vídeos, bem como a possibilidade de serem obtidas respostas em tempo real sobre clubes, jogadores e jogos.

Outra das novidades está relacionada com o Fantasy Premier League, que vai permitir que cada utilizador tenha um assistente pessoal como auxílio na gestão das equipas.

"Estamos entusiasmados por colaborar com a Premier League para oferecer experiências inovadoras e interativas aos adeptos de futebol em todo o mundo. Ao tirar partido das nossas tecnologias seguras de cloud e IA — incluindo os serviços Azure AI Foundry com Azure OpenAI, Microsoft 365 Copilot e Dynamics 365 — vamos transformar a forma como o futebol é vivido, transmitido e gerido dentro e fora do campo", disse Judson Althoff, vice-presidente e diretor comercial da Microsoft.

Contudo, esta não é uma estreia da inteligência artificial ao lado de uma liga de futebol. A Microsoft também mantém uma parceria com a LaLiga, em Espanha, ainda que não seja tão completa. Isto, porque a estrutura lançada com a Premier League vai ter uma infraestrutura digital de várias tecnologias, como a Azure, Copilot, M365, Power Platform e Security.