
Declarações de Roberto Martínez, selecionador nacional, na antevisão do Arménia-Portugal, jogo de apuramento para o Mundial 2026.
Condolências: "Em primeiro lugar, enviar os meus sentimentos às famílias e amigos das vítimas do acidente do Elevador da Glória."
Jogo com Arménia: "É um desafio diferente. Dois jogos fora de casa, sabemos que historicamente jogos com Arménia têm sido muito competitivos, é isso que espero amanhã. Eles estão num novo capítulo, um novo selecionador, podem utilizar várias variantes táticas. Do que conhecemos, da qualidade dos jogadores, o respeito, o fator emotivo será mais do que importante amanhã, a importância de jogar em casa para Arménia... temos de igualar essa intensidade, a pressão após perda. Será um desafio importante."
Titularidade de Ronaldo e arrancar com dois jogos fora: "Não falo do onze, falo dos jogadores. Temos um treino importante ainda hoje. Fiquei muito contente como a preparação, poder chegar aqui 48 horas antes do jogo... todos os jogadores estão cheios de energia, focados. Importante é gerir, temos dois jogos em 72 jogos, gerir o 11 inicial e os jogadores que terminam para poder chegar ao mesmo nível ao jogo com a Hungria."
Chamada de Nuno Tavares: "Perdemos o Diogo Dalot por causa de um desconforto muscular. O Nuno Tavares é o único jogador que pode executar o que trabalhámos com apenas um treino, era o 27.º jogador na Liga das Nações. Faz sentido a sua chamada."
João Neves como lateral direito: "A polivalência dos jogadores é importante, podem jogar por dentro, como o Nuno Mendes, o João Neves pode jogar de lateral. A polivalência é importante para controlar o jogo e adaptar-se às condições do mesmo."
Ambiente no grupo após morte de Diogo Jota: "Todos sentimos o luto de forma diferente. Foi incrível e muito emotivo. O Diogo Jota fez parte da conquista e construiu o balneário. É uma força para nós, um ponto de motivação porque ele queria ganhar o Mundial. Foi um encontro muito emotivo, difícil, mas muito bonito. Temos a responsabilidade de lutar pelo povo português, como sempre, mas temos de o fazer pelo Diogo e isso é muito especial.
Importante arrancar a vencer: "É razoável tentar mostrar sempre o melhor nível em todos os jogos. Foi assim que fizemos no apuramento para o Europeu, onde ganhámos todos os jogos, mas também na Liga das Nações. O importante é manter o foco e a disciplina. Avaliaremos a caminhada no final."
Arménia é a maior distância que Portugal fará nesta fase: "Há pouco a dizer, temos de nos adaptar. Temos um respeito enorme pela Arménia, é um grande teste para nós. A equipa fez um plano diferente para chegar dois dias antes aqui. A equipa está muito focada. Respeitamos imenso a Arménia, é preciso lembrar que empatámos aqui duas vezes nos últimos três jogos e isso sublinha as dificuldades que podemos esperar no jogo de amanhã."
Jogadores com poucas férias: "Tudo o que disse é um desafio para o futebol internacional. Comecei em 2016, há quase 10 anos, e são contingências do futebol internacional. Quem está neste nível tem de estar preparado para isso. A equipa tem correspondido, os jogadores têm correspondido a todas essas dificuldades e condicionantes do calendário do futebol internacional."
Novo selecionador da Arménia: "Há muitos aspetos que são diferentes [passar de treinador de uma equipa para selecionador nacional] a começar pelo novo selecionador. Haverá uma grande atmosfera, com adeptos muito emocionados e apaixonados. O facto de haver um novo selecionador também traz alguma expectativa. Podemos esperar algumas novidades táticas para amanhã. Espero o mesmo que as outras seleções demonstraram quando defrontaram Portugal. Mas quando há uma troca de treinador, os aspetos emocionais têm mais peso. O grande desafio agora para nós é mudar o chip depois de termos vencido a Liga das Nações."
Que resultado seria aceitável para Portugal? "Falar sobre resultados é para os adeptos, estou focado apenas no desempenho da equipa, o desempenho é que acaba por motivar um determinado resultado. Mas irei aceitar, naturalmente, qualquer resultado do jogo de amanhã."
Tempo de preparação: "As duas seleções tiveram o mesmo tempo de preparação, então não é uma questão de vantagem ou desvantagem. A seleção da Arménia irá colocar muita competitividade e nós temos de igualar os níveis de competitividade . Temos de mostrar personalidade frente a esta seleção da Arménia, que terá o seu público a mostrar todo o apoio."
O Arménia-Portugal, da 1.ª jornada do Grupo F de apuramento ao Mundial2026, está marcado para às 17h00, hora de Portugal continental, no Vazgen Sargsyan Republican Stadium, em Yerevan. O jogo terá arbitragem do inglês Anthony Taylor.
Comentários