
Cinco europeus, dois brasileiros e um saudita (parece o início de uma anedota, mas não é) resistem nos EUA, no Mundial de Clubes, e disputam esta sexta-feira e sábado os quartos de final da prova, em busca de um lugar nas meias-finais.
Perante muitas criticas, polémicas, opiniões negativas, interrupções frequentes dos jogos e várias surpresas, a prova que muitos preferiam não jogar e outros sonham em conquistar está perto das decisões.
Das 12 equipas europeias que entraram em prova (entre elas Benfica e FC Porto), resistem cinco: Chelsea, Real Madrid, Borussia Dortmund, Bayern Munique e o insaciável campeão europeu Paris Saint-Germain. E, face ao quadro da fase a eliminar, está garantida pelo menos uma equipa europeia na final. Isto porque PSG e Bayern e Chelsea e Dortmund vão jogar entre si nesta ronda, com os vencedores desses embates a medirem depois forças por uma vaga na final de 13 de julho.
Do outro lado do 'quadro' estão - para além do Chelsea - as três equipas de fora do 'velho continente' que ainda resistem: duas brasileiras (o Fluminense e o Palmeiras, de Abel Ferreira) e o surpreendente Al Hilal, de João Cancelo e Ruben Neves. Está garantida pelo menos uma formação não europeia nas meias-finais, viso que os quartos de final vão abrir com um embate entre o Flu e a turma saudita.
Fluminense v Al Hilal
Frente a frente vão estar as duas equipas que mais surpresa causaram nos oitavos de final e que ainda não perderam na prova: a turma brasileira afastou o vice-campeão europeu Inter de Milão, enquanto a formação saudita eliminou o todo poderoso Manchester City.
reinado pelo polémico Renato Gaúcho, o Fluminense terminou o seu grupo com cinco com dois empates e uma vitria, aras do Dortmund, enquanto o Al Hilal somou os mesmos cinco pontos, terminando o seu grupo aras do Real Madrid.
Palmeiras v Chelsea
A outra formação brasileira ainda em cena é o Palmeiras, orientado pelo português Abel Ferreira. Depois de terminar na frente do grupo do qual fazia igualmente parte o FC Porto, a formação Paulista eliminou nos oitavos de final outro conjunto brasileiro, o Botafogo.
Quanto ao Chelsea, já se sabe, foi o carrasco do Benfica nesses oitavos de final, depois de ter terminado aras do Flamengo no seu grupo. Conta com o português Pedro Neto em bom plano, já com três golos marcados (só Di Maria, do Benfica, marcou mais na prova), embora a presença do internacional luso esteja em dúvida, afetado pela noticia da more de Diogo Jota.
Paris Saint-Germain v Bayern Munique
O jogo que toda a gente quer ver: acabado de conquistar pela primeira vez a Liga dos Campeões, o Paris Saint-Germain não se quer ficar por ai e nesse Mundial de Clubes venceu o seu grupo antes de golear, por 40, o Inter Miami nos oitavos de final, com dois golos de João Neves e Vitinha também em bom plano.
Já o Bayern começou com a maior goleada da prova, batendo o Auckland Ciy por 10-0, garantiu cedo um lugar nos oitavos de final e perdeu depois com o Benfica quando tinha o apuramento já selado, antes de afastar o Flamengo.
Dormund v Real Madrid
O ouro duelo 100 por cento europeu desses quartos de final, entre duas equipas ainda invictas na prova. O Borussia Dortmund venceu o seu grupo com duas vitorias e um empate, a frene do Fluminense, e depois afastou os mexicanos do Monterrey nos oitavos.
Ja o Real Madrid, agora reinado por Xabi Alonso, até começou com um empate, ante o surpreendente Al Hilal, mas depois somou três vitorias nos três jogos seguintes, afastando a Juventus nos oitavos de final.
Calendário dos quartos de final
Sexta-feira, 4 de julho
Fluminense - Al Hilal (20h00)
Palmeiras - Chelsea (2h00 de 5 de julho)
Sábado, 5 de julho
PSG - Bayern (17h00)
Real Madrid - Dortmund (21h00)
Possíveis embates das meias-finais
Terça-feira, 8 de julho
Fluminense ou Al Hilal - Palmeiras ou Chelsea (20h00)
Quarta-feira, 9 de julho
PSG ou Bayern - Chelsea ou Dortmund (20h00)
Horas de Portugal continental

Comentários