A UEFA introduziu pequenas mudanças nas suas competições de clubes para a nova época. Os ajustes foram aprovados pelo Comité Executivo que gere o futebol europeu e entram em vigor neste 2025/26 na Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência, as principais provas masculinas, e também na Champions feminina.

Assim, as equipas que tenham terminado a fase de liga dessas provas jogarão a segunda-mão das meias-finais em casa, caso atinjam essa fase. Foi ainda aprovado que os primeiros quatro colocados da fase de liga das provas da UEFA disputarão a segunda-mão dos quartos de final em casa, se chegarem a essa fase.

O objetivo da UEFA é dar mais importância à fase de Liga, premiando assim os clubes que terminem nas posições cimeiras. Na época passada, por exemplo, o Arsenal, que terminou a fase de Liga da Champions no 3.º lugar, teve de jogar a segunda-mão dos 'quartos' fora de portas, diante do Real Madrid, e também nas meias-finais diante do PSG: atuou em Paris na segunda-mão das 'meias'.

Estas pequenas mudanças são atualizações do novo formato de 36 clubes, introduzido em 2024/25, onde apenas se aplicava o joga em casa ou fora numa eliminatória nos oitavos de final. Nessa fase, por exemplo, os primeiros oito colocados da fase de liga, que entram diretamente nos oitavos de final, continuam a jogar a segunda-mão em casa.

'Roubo' de ranking

Uma das mexidas importantes para 2025/26 tem a ver a possível queda de um emblema do top-4. Assim, se uma equipa que terminou no top-4 for eliminada nos oitavos de final por uma que acabou a fase de liga mais abaixo, a equipa vencedora adquire a posição de ranking da que eliminou, não havendo reajuste de posições baseado na classificação da fase de liga.

Ou seja, se a equipa que se apurar em último lugar na fase de liga (18.º posto) afastar o primeiro da fase de liga nos oitavos de final, ela fica automaticamente com a vantagem de jogar em casa na segunda mão nos quartos de final e nas meias-finais, mesmo que defronte adversários que tenham tido melhor classificação na fase de liga.

Para exemplificar isto, vamos ver uma situação da época passada: apesar de ter terminado a fase de liga na 1.ª posição, o Liverpool foi eliminado nos oitavos de final pelo PSG, equipa que tinha sido apenas 15.º na fase de liga e que acabou campeã. Com as novas regras para esta época, o PSG teria ficado com o estatuto de cabeça de série que era do Liverpool e jogar em casa os jogos da segunda-mão dos 'quartos' e  das 'meias'.

Na época passada, o estatuto de cabeça de série do Liverpool passou para a equipa que estava a seguir no ranking.

De recordar que o campeão nacional Sporting já está garantido na fase de Liga. O Benfica terá de passar duas eliminatórias para lá chegar.