Kylian Mbappé, atual detentor da Bota de Ouro, subiu à liderança na corrida a novo galardão. O dianteiro bisou na vitória do Real Madrid sobre o Ath. Bilbao, anotando o seu 16.º golo em 19 jornadas na La Liga.

Erling Haaland tornou-se, na terça-feira, no jogador mais rápido da Premier League a chegar à marca dos 100 golos, no triunfo do Manchester City frente ao Fulham, por 5-4, em jogo a contar para a 14.ª jornada.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

O avançado norueguês supera o francês na média de golos por jogo na competição doméstica, com 15 golos apontados no campeonato, tendo destronado o gigante (1,98 metros) Darko Lemajic, que chegou a liderar a corrida à Bota de Ouro. O avançado sérvio do Rigas FS da Letónia, que ocupa agora a quarta posição, já somou passagens passagem pelo Gent da Bélgica em 2015. Só que o avançado já não tem oportunidade de dilatar o seu pecúlio, pelo facto do campeonato da Letónia já ter terminado.

Por outro lado, Klaemint Olsen, avançado do NSÍ Runavík, lidera ao nível de 26 golos apontados, devido ao registo no campeonato local. Só que pelo facto da liga das Ilhas Faroé se encontrar em 21.º do ranking, recebe apenas um ponto por cada golo marcado, daí o 8.º lugar da classificação.

Já se sabe que nas principais ligas da Europa - Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França - os golos são multiplicados por dois. Em Portugal, tal como acontece entre o 6.º e o 21.º lugar do ranking da UEFA, os golos valem 1,5 pontos.

Foi por essa razão que Kylian Mbappé venceu a eleição em 24/25, com 62 pontos, apesar de contar com menos oito golos do que Viktor Gyokeres, que apontou 39 na liga portuguesa ao serviço do Sporting.

O sistema favorece naturalmente as 'big 5'. O último vencedor da Bota de Ouro fora das principais ligas foi Mário Jardel, em 2001/02, com a camisola do Sporting.

Erling Haaland é segundo na corrida, com 15 golos, e trinta pontos. O norueguês venceu o prémio em 22/23 e é um dos grandes candidatos à vitória, depois de um temporada menos conseguida ao serviço dos cityzens.

Qualquer dos três primeiros da tabela já conquistaram o prémio: Harry Kane, que ocupa a segunda posição com 14 golos apontados e 28 pontos, também arrebatou o prémio em 23/24.

No 5.º, 6.º, 7.º lugar surgem nomes de avançados de ligas periféricas: Auguste Priske (5.º), avançado dinamarquês, do Djurgården (Suécia) igualou o registo do costa-marfinense Diabaté (7.º), com 18 golos ao serviço do Gais também do campeonato sueco.

O dianteiro norueguês Daniel Karlsbakk fica-se pelo 6.º lugar. Apesar do modesto 9.º posto do Sarpsborg na liga norueguesa, o artilheiro de 22 anos, ainda conseguiu apontar 18 golos no campeonato local.