Viktor Gyokeres quebrou o silêncio sobre os últimos meses no Sporting. Em entrevista à France Football, a publicar na íntegra no próximo sábado, o avançado sueco, que mantém a intenção de deixar Alvalade neste verão, falou pela primeira vez sobre a saída de Rúben Amorim, considerando-a um “choque”.

“Vencemos dois campeonatos consecutivos, pela primeira vez em 71 anos. É uma conquista incrível e, claro, Rúben Amorim teve um papel fundamental nisso. Não tenho palavras para agradecer-lhe”, afirmou Gyokeres, num excerto divulgado esta terça-feira pela publicação francesa.

O jogador de 27 anos não escondeu a surpresa com a saída do técnico, em abril passado, rumo ao Manchester United: “Foi um choque. Nunca me aconteceu ver um treinador sair a meio da temporada quando tudo estava a correr bem. Foi surpreendente, mas compreendo perfeitamente a sua decisão.”

Gyokeres destacou ainda a importância do estilo de jogo implementado por Amorim: “Serviu-se na perfeição das minhas características.”

Apesar de não abordar diretamente o futuro, o avançado continua a dar sinais de estar de saída. Nas últimas semanas, partilhou nas redes sociais que “falará no momento oportuno”, alimentando a expectativa em torno de uma eventual transferência após uma temporada de afirmação com a camisola leonina.

O sueco, que chegou a Alvalade em 2023, tornou-se rapidamente uma das principais figuras do clube, sendo decisivo nas campanhas que devolveram o título nacional ao Sporting, após duas décadas de jejum.