O Município da Moita homenageou Manuel Fernandes com a atribuição do nome do antigo avançado, lenda do Sporting, a uma rua em Sarilhos Pequenos.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

Presente na cerimónia esteve o presidente dos leões, Frederico Varandas, que sublinhou o "dever" de marcar presença neste tributo. Varandas falou de Manuel Fernandes como "um dos maiores da história" e lembrou orgulho com que o lendário jogador falava de Sarilhos Pequenos, terra de onde era natural.

"A minha presença, para mim, é um dever do Sporting. Teria muitas histórias para contar do lado pessoal de Manuel Fernandes, mas o que interessa é o Manuel Fernandes para a instituição e para a Câmara. Foi um dos maiores da história do Sporting, um dos maiores capitães", referiu Varandas durante a cerimónia.

Igualmente presente esteve o filho de Manuel Fernandes, Tiago Fernandes, atual treinador do Portimonense, que explicou que ser imortalizado na sua terra natal foi sempre um desejo do seu pai, sendo este um dia muito importante para toda a família.

"Era um desejo antigo do meu pai ter uma rua na terra dele com o seu nome. É muito importante. Estará satisfeito, é a rua onde nasceu", reefriu Tiago Fernandes.

Manuel Fernandes, 30 vezes internacional por Portugal, começou a jogar no 1.º de Maio Sarilhense, representando depois a CUF antes de rumar ao Sporting, por quem disputou um total de 43 jogos, marcando 258 golos. É ainda o quarto jogador que mais partidas disputou com a camisola verde e branca e o segundo que mais golos marcou, apenas superado por Peyroteo. Faleceu a 27 de junho de 2024, quando tinha 73 anos.