
A UEFA Women's Europa Cup - Taça Europa Feminina - é a mais recente competição de clubes da UEFA, que esta temporada se vem juntar à Liga dos Campeões Feminina. E conta com a participação de sua equipas portuguesas, que esta semana entram em cena: o SC Braga, terceiro classificado da Liga portuguesa feminina na época passada, e o Sporting, vice-campeão nacional, que 'caíram' das pré-eliminatórias da Champions feminina.
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
Minhotas e leoas vão então jogar esta semana a primeira mão da segunda pré-eliminatória da prova desta competição que traz uma segunda competição feminina de clubes ao panorama do futebol europeu, a juntar à Liga dos Campeões feminina, onde esta temporada volta a figurar o Benfica.
Como funciona a competição?
As terceiras classificadas nas ligas nacionais das federações entre o 8º e o 13º lugares do ranking e as segundas classificadas das federações entre o 18º e o 24º lugares do ranking feminino por país de clubes da UEFA a entrarem em prova na primeira pré-eliminatória, com os nove clubes eliminados na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões feminina e os segundos e terceiros classificados dos 11 torneios da segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões feminina a caírem também para esta Taça Europa feminina.
A Taça Europa Feminina será um torneio a eliminar e contará ao todo com um total de seis rondas – a primeira e a segunda pré-eliminatórias, os oitavos-de-final, os quartos-de-final, as meias-finais e a final. Todas as rondas, incluindo a final, são disputadas a duas mãos (em casa e fora).
O vencedor apura-se automaticamente para a terceira pré-eliminatória do caminho dos campeões da Women's Champions League da próxima temporada, disputando assim apenas uma ronda para garantir uma vaga na fase de liga.
Quem são os adversários de Sporting e SC Braga?
O Sporting joga a partida da primeira mão já esta terça-feira, a partir das 19h45, em Alcochete, contra as suecas do Rosengård, campeão da Noruega, formação que esteve na fase de grupos da Liga dos Campeões feminina em 2022/23 e 2023/24 e que no passado chegou por uma vez às meias-finais dessa competição e por inúmeras vezes aos quartos de final.
A segunda mão joga-se uma semana depois, a 15 de outubro, quarta-feira, na Noruega. As leoas estiveram perto de afastar a Roma na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões femininas e chegarem pela primeira vez na sua história à fase de grupos dessa prova, mas depois de vencerem por 2-1 no terreno da AS Roma, perderam por 2-0 em Portugal e viram-se assim relegadas para esta Taça Europa Feminina. O Rosengård, por seu lado, caiu antes, na 2ª pré-eliminatória diante das belgas do OH Leuven.
Quanto ao SC Braga, joga a partida da primeira mão desta segunda pré-eliminatória da Taça Europa Feminina na quarta-feira, 8 de outubro, na Bélgica, frente ao Anderlecht, recebendo depois a formação belga a 15 de outubro no Minho, para a segunda mão.
O Anderlecht perdeu o título de campeão da Liga feminina belga na temporada passada, depois de o ter conquistado nas anteriores sete edições, e o melhor que fez nas provas europeias foi atingir, por uma vez, os 16 avos de final da Liga dos Campeões feminina, em 19/20. Na ronda anterior desta Taça Europa Feminina bateu de forma clara o Aris Limassol, de Chipre, com um total de 14-0 na soma das duas mãos. O SC Braga perdeu com o Brann na final do seu grupo da 2ª pré-eliminatória a Liga dos Campeões.
Datas da UEFA Women's Europa Cup 2025/26
Segunda pré-eliminatória
Primeira mão: 7/8 de Outubro
Segunda mão: 15/16 de Outubro
Oitavos-de-final
Sorteio: 17 de Outubro, Nyon
Primeira mão: 11/12 de Novembro
Segunda mão: 19/20 de Novembro
Quartos-de-final
Sorteio: 17 de Outubro, Nyon
Primeira mão: 11/12 de Fevereiro
Segunda mão: 18/19 de Fevereiro
Meias-finais
Sorteio: 17 de Outubro, Nyon
Primeira mão: 24/25 de Março
Segunda mão: 1/2 de Abril
Final (duas mãos)
Sorteio (para decidir a ordem das mãos): 17 de Outubro, Nyon
Primeira mão: 25 ou 26 de Abril
Segunda mão: 2 ou 3 de Maio
Comentários