Os detidos, entre 24 e 48 anos, vendiam a droga em Inhambane e Gaza, províncias do sul de Moçambique, disse Alceres Cuamba, porta-voz do Sernic em Inhambane.

A detenção e apreensão das "bolinhas" de heroína foi feita em "coordenação com a direção de investigação criminal de Gaza", avançou o porta-voz, sem especificar a quantidade confiscada.

"Descobrimos que o principal distribuidor da província de Inhambane estava em Gaza e enviámos de imediato os nossos colegas, que foram fazer a detenção", acrescentou Alceres Cuamba.

De acordo com o Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC), as autoridades do Quénia e da Tanzânia, países a norte de Moçambique, aumentaram a vigilância nos últimos anos, empurrando os traficantes para sul, em direção à costa moçambicana, "em busca de novas rotas e novos mercados".

O país é apontado por várias organizações internacionais como um corredor de trânsito para o tráfico internacional de estupefacientes com destino à Europa e Estados Unidos da América, sobretudo de heroína oriunda da Ásia, mas as apreensões de cocaína oriunda da América do Sul têm também aumentado.

LYN // LFS

Lusa/Fim