
A temporada de 2025 da Fórmula 1 chega a Ásia, com Singapura a receber a 18.ª prova do calendário da prova rainha do automobilismo, de 3 a 5 de outubro. Esta será a primeira corrida em solo asiático, antes das equipas mudarem-se para as Américas, para quatro grandes prémios na América do Sul e América do Norte.
Em Singapura, a McLaren espera dar uma resposta à altura, depois de ter falhado nos últimos dois grandes prémios, principalmente no último, em Baku, prova onde os seus pilotos estiveram longe do que já mostraram.
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
As contas para a McLaren ser já campeã de construtores
A escuderia britânica entrou no GP do Azerbaijão com possibilidade de acabar já com a luta pelo título de construtores, mas o líder do Mundial, Oscar Piastri, nem terminou uma volta e Lando Norris, o grande rival do australiano, acabou apenas na 7.ª posição.
As contas podem ser fechadas no domingo, na corrida do Grande Prémio de Singapura. A McLaren lidera com 623 pontos, 333 pontos de vantagem sobre a Mercedes (290) quando há apenas 346 pontos em disputa até ao fim do campeonato. A Ferrari (286) ainda tem hipóteses matemáticas de chegar ao título de construtores, mas seria preciso uma hecatombe.
Para ser campeão em Singapura, a equipa de Woking só precisa de somar 13 pontos pelos seus dois pilotos. Ou seja, basta que ou Norris ou Piastri terminem no pódio. Se tal acontecer, a McLaren igualará o recorde de campeão de construtores mais precoce na Fórmula, antes das últimas seis corridas da época. O recorde foi estabelecido em 2023 pela Red Bull.
A McLaren apenas tem de evitar que a Mercedes lhe ganhe 31 pontos ou mais, para ser campeão, ou que a Ferrari lhe ganhe 35 pontos para conquistar o 10.º campeonato do Mundo de construtores, a segunda seguida.
A festa do título de pilotos da McLaren ficará para mais tarde, já que parece ser uma formalidade até Piastri ou Norris serem corados campeões, dando o primeiro título à escuderia britânica, desde Lewis Hamilton em 2008. O 10.º título permitirá a McLaren deslocar-se dos 9 da Williams e isolar-se no 2.º lugar entre as equipas com mais campeonatos conquistados, longe dos 16 da Ferrari. A Mercedes tem sete, a Red Bull conquistou seis.
Horários do GP de Singapura
Sexta-feira
Treinos Livres 1 – 10h30
Treinos Livres 2 – 14h00
Sábado
Treinos Livres 3 – 10h30
Qualificação – 14h00
Domingo
Corrida – 13h00

Verstappn quer fazer história mas circuito ajuda mais os McLaren
O atual campeão, Max Verstappen (Red Bull) apareceu para vencer as últimas duas provas (Monza e Baku), mas renovar o título parece ser uma miragem, embora não haja impossíveis para o neerlandês. Verstappen vai tentar quebrar uma malapata e ganhar pela primeira vez em Marina Bay, um dos poucos circuitos onde nunca venceu.
O circuito urbano de Marina Bay favorece os McLaren, pelas curvas de média e baixa velocidade. Uma oportunidade para Lando e Oscar reinstalarem o reinado dos Papaia, ao fim das 61 voltas previstas.
Singapura recebeu a Fórmula 1 pela primeira vez em 2008, naquela que foi a primeira corrida noturna da categoria.
O circuito de Marina Bay dispõe de 19 curvas e estende-se por 4,940 km, que levam os pilotos ao limite: calor, humidade extrema (pilotos chegam a perder até três quilos durante a corrida) e o pouco espaço exige máxima concentração aos competidores durante mais de duas horas de corrida nas 61 voltas previstas. Aqui, um simples erro pode acabar os pilotos nas barreiras.
Aqui, a qualificação é muito importante já que em 15 edições, 10 vencedores partiram da 'pole position'. É esperada apenas uma paragem nas boxes, caso não haja interrupções da corrida, algo raro porque o desenho do circuito assim como as condições atmosféricas são propícias a incidentes. O mais certo é haver 'safety car' ao longo da corrida.
Dos sete pilotos que já venceram o GP de Singapura, quatro vão correr este fim de semana.
As contas do campeonato
Oscar Piatri lidera o Mundial de Pilotos com 324 pontos, seguido de Lando Norris com 299 e de Max Verstappen com 255. O britânico George Russell é 4.º, com 212 pontos, Leclerc é o melhor dos Ferrari, no 5.º lugar com 165, à frente do seu colega de equipa, o britânico Lewis Hamilton (121).
Kimi Antonelli da Mercedes (78), Alex Albon da Williams (70), Isak Hadkar da Raicing Bulls (39) e Nico Hulkenberg da Sauber (37) completam o top-ten.
Em 2024 a prova foi conquistada por Lando Norris, que terminou à frente de Max Verstappen e de Oscar Piastri.
Sebastien Vettel, com cinco vitórias, é quem mais ganhou o GP de Singapura, à frente de Lewis Hamilton com quatro vitórias. Fernando Alonso tem dois triunfos, Nico Rosberg, Carlos Sainz, Sergio Perez e Lando Norris contam com um triunfo, cada.
A 'pole' mais rápida foi conseguida por Lewis Hamilton (na altura, na Mercedes) que, em 2018, fez a melhor volta no circuito com 1min 36s 015. A volta mais rápida em corrida pertence a Kevin Magnussen (Haas): 1min 41s 905.
Entre as equipas, Mercedes, Ferrari e Red Bull somam quatro vitórias cada. A Ferrari lidera em 'poles' (7), a Red Bull ganha nos pódios (15), seguida pela Ferrari (11), e pela Mercedes e McLaren, ambas com sete.

Comentários