O maiato, 104.º do ranking mundial, perdeu com o sérvio, 33.º, por 6-3 e 7-5, em uma hora e 28 minutos, num encontro em que chegou a ter um 'break' de vantagem no segundo set, mas que desperdiçou.
O jogador luso já tinha abandonado a competição de pares, quando, em equipa com o brasileiro Marcelo Melo, perdeu por 6-2 e 7-5 frente os cazaques Andrey Golubev e Aleksandr Nedovyesov.
Em setembro, entre os dias 15 e 17, os tenistas portugueses voltam a reencontrar os austríacos, com quem perderam em 2016, em Guimarães, para voltar a lutar pelo apuramento para o play-off de acesso à fase final da Taça Davis de 2024.
O número dois nacional, de 33 anos, vai defrontar nos quartos de final o vencedor do encontro de hoje entre o espanhol Alberto Ramos-Vinolas, 54.º do ranking, e o sérvio Dusan Lajovic, 89.º do mundo.
Depois da recente derrota sofrida diante a República Checa, por 3-1, a equipa nacional, capitaneada por Rui Machado, falhou o objetivo de se qualificar, pela primeira vez na história, para as finais da emblemática competição.
No terceiro parcial, o mais experiente dos tenistas lusos conseguiu quebrar o serviço do tenista local no sétimo jogo e manteve a vantagem para fechar o encontro no primeiro ‘match-point’.
Tenista norte-americana impôs-se diante da gaulesa, quinta do 'ranking' e primeira pré-designada do torneio de piso rápido, ao fim de duas horas e sete minutos.
João Sousa estava obrigado a bater Jiri Lehecka para igualar a eliminatória e adiar a decisão da qualificação para o derradeiro duelo, mas não foi feliz.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.