
O International Tennis Hall of Fame (ITHF) anunciou que Roger Federer foi indicado para a classe de 2026 do Hall of Fame do ténis.
O argentino Juan Martín Del Potro, campeão do US Open de 2009, e a russa Svetlana Kuznetsova, vencedora do US Open de 2004 e de Roland Garros em 2009, também estão entre os jogadores indicados para essa honra no próximo ano.
Federer conquistou 103 títulos ATP ao longo da carreira, 20 dos quais em torneios do Grand Slam. Foi número um mundial por 310 semanas (237 das quais consecutivas) e venceu ainda uma medalha de ouro olímpica, em pares, ao lado de Stan Wawrinka, nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, para além de ter ainda venceido a Taça Davis pela Suíça em 2014.
A votação popular para o Hall of Fame está aberta até 10 de outubro, funcionando como bónus no processo de escolha realizado por um colégio eleitoral formado por cerca de 140 jornalistas, historiadores e membros do ITHF. Para serem imortalizados, os candidatos precisam de alcançar pelo menos 75 por cento dos votos combinados entre o público e os especialistas. O resultado será divulgado durante o outono.
Caso sejam eleitos, Federer, Del Potro e Kuznetsova passarão a integrar uma restrita galeria de lendas do ténis, na qual figuram já nomes como Margaret Court, Rod Laver, Björn Borg, Billie Jean King, John McEnroe, Martina Navratilova, Steffi Graf, Pete Sampras ou Andre Agassi, entre outros.
Comentários