
Portugal terminou os Campeonatos do Mundo de canoagem de Juniores e sub-23, que decorreram em Montemor-o-Velh, com cinco pódios conquistados. O principal destaque vai para o título mundial alcançado por Pedro Casinha e Gustavo Gonçalves na prova de K2 500 metros (sub-23).
Para além desta prova, Casinha também conquistou o bronze K1 200 metros. Beatriz Fernandes foi prata em C1 1500 metros, Leonardo Barbosa e Lara Lopes também foram segundo classificados na estafeta mista de C1 5000, assim como João Duarte e Maria Gomes em estafetas mistas de K1 5000.
Uma prestação que mereceu elogios por parte, de Ricardo Machado. O presidente da Presidente a Federação Portuguesa de Canoagem sublinha que os resultados dos canoístas lusos enaltecem o trabalho que tem vindo a ser feito na modalidade.
"Esta é uma das provas mais difíceis de organizar, com um número de atletas muito elevado [cerca de 1.000] e os cinco pódios vieram alegrar o Mundial e foram um reconhecimento do trabalho que é feito pela modalidade e pelos clubes ao longo do ano", começou por dizer.
O dirigente espera que este seja o início de um ciclo que culmine com uma significativa representação lusa nos próximos Jogos Olímpicos.
"É a primeira grande prova deste ciclo olímpico, depois do Campeonato da Europa em que tivemos uma prestação muito positiva, com o K4 500 metros campeão, o que já não acontecia há muitos anos. Esperamos chegar na máxima força e mais uma vez conseguir resultados de topo num ciclo olímpico que vai ter mudanças significativas no apuramento. Queremos estar em Los Angeles2028 com uma delegação significativa"
Comentários