
À 16.ª etapa do Tour 2025, enfim uma vitória francesa e logo no mítico Mont Ventoux. Valentin Paret-Peintre, da Soudal Quick-Step, foi o primeiro a cortar a meta e um dos poucos a resistir na fuga do dia.
Paret-Peintre bateu sobre a meta Ben Healy, da EF Education-EasyPost, que já chegou a andar de amarelo e também vinha na fuga. Mais atrás, no terceiro posto, a quatro segundos, ficou Santiago Buitrago (Bahrain Victorious), com Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step), a ser quarto, a 14 segundos.
No quinto lugar e no sexto lugar, e vindos de trás, ultrapassando muitos dos membros da tal numerosa fuga que marcou o dia, chegaram os dois primeiros da geral, Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard. O dinamarquês ainda tentou atacar o esloveno, a cerca de 9km da meta, mas Pogacar não teve grandes problemas em acompanhá-lo e até acabou depois por cortar a meta à frente do rival, ganhando-lhe mais dois segundos.
Mais para trás, e sem conseguirem acompanhar os Pogacar e Vingegaard, ficaram todos os outros elementos do Top 10 da geral.
Na classificação geral, Pogacar lidera agora com 4'15 sobre Vingegaard, com o terceiro, Florian Lipowitz, já a mais de 9 minutos. No quarto poso segue o britânico Oscar Onley, com Primoz Roglic a subir a quinto. Mais para baixo, o 10.º da geral, o espanhol , já surge a mais de 20 minutos de Pogacar.
Comentários