O sueco Jacob Söderqvist inscreveu hoje o seu nome na história do ciclismo ao tornar-se campeão mundial sub-23 de contrarrelógio, no segundo dia dos Mundiais de estrada que decorrem no Ruanda.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

Bicampeão nacional de elites, o jovem nórdico impôs-se nos 31,2 quilómetros disputados em Kigali, com um registo de 38.24 minutos, relegando toda a concorrência para mais de um minuto de diferença.

O neozelandês Nate Pringle foi segundo, a 1.03, segurando a prata por apenas 17 centésimos frente ao francês Maxime Decomble, que fechou o pódio. Depois de ter sido vice-campeão em 2024, Söderqvist deu à Suécia o seu primeiro título mundial masculino em qualquer categoria do ciclismo de estrada.

Na vertente feminina, Zoe Bäckstedt dominou de forma ainda mais expressiva os 22,6 quilómetros, vencendo em 30.56 minutos. A britânica deixou a checa Viktória Chladonová a 1.50 minutos e a italiana Federica Venturelli a 2.11, conquistando o primeiro ouro sub-23 para o Reino Unido neste escalão, criado em 2021 e até agora dominado pela alemã Antonia Niedermaier.