Foi revelado esta quinta-feira o trajeto da Volta a França de 2026. A prova arranca no dia 4 de julho em Barcelona, terminando, como tem vindo a ser habitual, nos Campos-Elíseos em Paris no dia 26 do mesmo mês, percorrendo um total de 3.333 quilómetros.

Ao todo serão sete etapas planas, quatro de média montanha, oito etapas de alta montanha com cinco chegadas em alto e ainda dois contra-relógios.

Um destes, logo na primeira etapa, é um contra-relógio coletivo, algo que não acontecia no Tour há 55 anos; o outro será um contra-relógio individual de 26 quilómetros entre Évian-les-Bains e Thonon-les-Bains.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

Para além disso, a edição de 2026 traz também a novidade de ter duas etapas a chegar no mesmo local. E não se trata de um local qualquer, mas sim o mítico Alpe D'Huez, que receberá os finais das etapas 19 e 20.

Estas etapas antecedem o desfecho da prova com a chegada a Paris e nova passagem por Montmartre, famoso bairro parisiense que foi palco de um grande espetáculo na última etapa da edição de 2025.

No que às montanhas diz respeito, o pelotão irá passar pelos Pirnéus, Maciço Central, Maciço dos Vosgos, as montanhas do Jura e os Alpes, com um total de 54.450 metros de acumulado.

Subidas como o Côte de Begues, a Montée de Gavarnie-Gèdre, o Col du Haag e o Plateau de Solaison farão a sua estreia na Volta a França.

Tadej Pogacar parte como grande favorito, procurando a conquista da sua quinta camisola amarela. Jonas Vingegaard ou Remco Evenepoel surgem como principais rivais do esloveno.