
Está aí a nova edição da Volta a Portugal, prova que foi apresentada, nesta quinta-feira, na Sala do Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa.
Ao longo de cerca de 1581 quilómetros, mais de 100 ciclistas vão disputar a prova que decorre entre os dias 6 e 17 de agosto.
O certame conta com 10.ª etapas e um prólogo na Maia. Destaque para Montejunto que substitui a Senhora da Graça como a última etapa montanhosa da 86.ª edição, num percurso total que terá seis metas no alto.
A chegada ao Montejunto, que regressa 42 anos, antecede o contra-relógio final entre Oeiras e Lisboa.
Será uma prova vocacionada para os trepadores e que tem o seu início com um prólogo de 3,4 quilômetros na Maia, cidade que volta a receber a Volta 23 depois. Destaque ainda para a inédita chegada ao Sameiro, na primeira etapa, e que conta com uma contagem de montanha de segunda categoria, após os 162,3 quilómetros desde Viana do Castelo. A tradicional subida à Torre, desde Sabugal, realiza-se na 7.ª etapa, no dia 14 de agosto.
Entre os ciclistas, destaque para o russo Artem Nych (Anicolor/Tien 221) vencedor da prova em 2024, Mauricio Moreira (Efapel Cycling), também anterior vencedor, Alexis Guérin (Anicolor/Tien 21), que venceu a Prova Joaquim Agostinho assim como o colombiano Jesus Pena (AP Hotels&Resort/Tavira/Farense).
Há quatro camisolas: a amarela Continente, para a Classificação Geral Individual, a Laranja Galp, para o ciclista com maior pontuação nas Metas Volantes, a Azul Paredes Rota dos Móveis, para as etapas de Montanha e a Branca Placard que distingue o melhor atleta da categoria sub-23.
Veja todas as etapas da Volta a Portugal
6 agosto: Prólogo Maia (Contrarrelógio)
7 agosto 1.ª etapa: Viana-Braga (Sameiro)
8 agosto 2ª etapa: Felgueiras-Fafe
9 agosto 3ª etapa: Boticas-Bragança
10 agosto 4ª etapa: Bragança- Mondim de Basto (Senhora da Graça)
11 agosto 5ª etapa: Lamego-Viseu
12 agosto descanso: Viseu
13 agosto 6ª etapa: Águeda-Guarda
14 agosto 7ª etapa: Sabugal-Covilhã (Torre)
15 agosto 8ª etapa: Ferreira Zêzere-Santarém
16 agosto 9ª etapa: Alcobaça-Montejunto
17 agosto 10ª etapa: Oeiras-Lisboa (CRI)
Comentários