Ciclista português conseguiu a sua terceira medalha de prata em Europeus de pista e ficou muito perto do ouro, que foi para o dinamarquês Phillip Mathiesen.
Jasper Philipsen conquistou, à 11.ª etapa, o seu quarto triunfo na 110.ª Volta a França, um número que lhe permite igualar outros grandes do sprint do século XXI na prova.
Pello Bilbao sentia que devia ganhar uma etapa na Volta a França por Gino Mäder, o seu antigo companheiro que honra a cada jornada ao doar um euro por cada ciclista que fica atrás de si.
A presença do ciclista belga não estava prevista no início da temporada, mas a saída prematura do Giro, à nona etapa, depois de ter contraído COVID-19, acabou por alterar os planos para a temporada.
“Não é uma vitória, mas é uma pequena vitória. Estou superfeliz hoje, foi um dia muito bom, bastante relaxado até à última subida”, declarou Pogacar, após ter cortado a meta, no alto do Puy de Dôme, oito segundos antes do campeão em título.
Van Vleuten confirmou, assim, a revalidação do título no Giro feminino e a sua quarta vitória na geral da ‘corsa rosa’, depois das conquistadas também em 2018 e 2019, e a sexta grande Volta consecutiva.
Cavendish, que soma 34 triunfos em etapas na Volta a França, os mesmos do belga Eddy Merckx, procurava isolar-se como recordista de vitórias na prova francesa na sua última época como profissional.
A cerca de 60 quilómetros da meta, da tirada de 200,7 entre Libourne e Limoges, o ciclista de 38 anos caiu, ficou agarrado à clavícula/ombro direitos e acabou por ser encaminhado para a ambulância, com o seu abandono a ser anunciado pela organização do Tour.
A portuguesa Beatriz Pereira (Bizkaia Durango) prepara-se também para concluir no domingo a sua primeira grande Volta, depois de hoje ter sido 134.ª na oitava etapa, a 25.56 minutos da vencedora.
A 50 metros do risco de meta, o britânico da Astana, de 38 anos, ainda estava na frente do pelotão, mas foi ultrapassado pelo belga da Alpecin-Deceuninck, que somou em Bordéus a sua terceira etapa neste Tour.
Vingegaard chegou integrado no pelotão e, no sábado, vai partir para a oitava tirada, uma ligação de 200,7 quilómetros entre Libourne e Limoges, com 25 segundos de vantagem sobre o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates).
Na prova de juniores masculinos de XCC, Rafael Sousa conseguiu o sexto lugar, enquanto Tomás Gaspar e Lucas Ferreira sofreram uma queda logo na primeira volta e terminaram na 32.ª e 37.ª posições, respetivamente.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.