
O SC Braga vai, esta temporada estrear-se na Liga nacional de basquetebol, depois de na temporada ter garantido a subida ao escalãomaior do basquetebol nacional pela primeira vez na sua história. O primeiro jogo, porém, vai ser adiado.
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
A primeira jornada da temporada 25/26 da Liga de basquetebol está marcada para este fim-de-semana, mas os 'Guerreiros' aguardam há dois meses pela aprovação da documentação referente a vários atletas estrangeiros, esperando a análise do registo criminal que determina a atribuição do visto de residência.
Trata-se de um problema que não afeta apenas o SC Braga e que já na temporada passada levou ao adiamento na totalidade de várias jornadas no arranque da época 24/25. Isto apesar de a Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA) tem um protocolo com a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) para agilizar a inscrição de atletas estrangeiros, com a aplicação dos quadros normativos da lei da imigração a causarem dificuldades, levando a atrasos no processo de inscrição de atletas.
Depois dos constrangimentos da temporada passada, com os clubes a faltarem em bloco à ronda inaugural, a situação volta a repetir-se com algumas equipas esta temporada e o estreante SC Braga não é caso único. O Galitos, adversário dos 'guerreiros' na primeira jornada, está também com vários processos de tentativa de inscrição de jogadores estrangeiros a decorrer. E haverá mais equipas na mesma situação.
Assim, os minhotos e o Galitos Barreiro acortaram disputar o seu embate desta primeira jornada apenas a 26 de outubro.
A estreia do SC Braga está, desta forma, adiada para 11 de outubro, data em que recebe o Queluz e em que espera ter esta questão resolvida.
Comentários