Já ninguém quer ouvir a história de David contra Golias na Taça de Portugal. Os 'grandes' entram em campo 'armados até aos dentes', com os melhores, muitos dos jogadores do onze base, sem olhar ao patamar onde estão os adversários. Porque ninguém quer acordar no dia seguinte e ver a sua cara estampada num jornal com o título, 'tomba-gigante'.

As dificuldades que o Benfica encontrou para afastar o Atlético na sexta-feira (2-0, golos de bola parada) devem ter servido de aviso ao FC Porto, que não quis dar nada ao Sintrense no sábado, na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.

Revelou paciência, gerou os espaços, feriu quando tinha de ferir e geriu a equipa, já a pensar nos próximos duelos, a começar na 5.ª feira, na receção ao Nice, o segundo dos quatro jogos seguidos em casa.

FOTOS: O FC Porto-Sintrense em imagens

Os contra-ataques da equipa de David Maside foram todos anulados, Cláudio Ramos (titular na baliza portista) nunca foi incomodado: o Sintrense não fez qualquer remate à baliza.

O 1-0 ao intervalo, de Borja Sainz, era curto, mas no segundo tempo os golos de Deniz Gul e Rodrigo Mora colocaram alguma justiça no resultado, pelo domínio do FC Porto em toda a linha: 11 remates à baliza, 74% de posse de bola,... 19 cantos.

O Sintrense pode queixar-se da falta de sorte nesta prova, já que é afastado pelo FC Porto pela terceira vez nos últimos cinco anos na Taça de Portugal: sofreu 11 golos e não marcou nenhum.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

Os Dragões voltam aos oitavos de final da Taça de Portugal, após duas épocas. A equipa azul e branca está nesta fase da prova pela 75.ª vez em 88 edições, segundo dados do Playmakerstats do Zerozero.

Na próxima quinta-feira, a equipa de Farioli recebe o Nice, na 5.ª ronda da Liga Europa. Precisa de vencer para se aproximar dos lugares de apuramento direto aos oitavos de final.

Momento do jogo: Já lá Mora mais um golaço

Lançado aos 62 minutos, Rodrigo Mora entrou com a missão de explorar o lado esquerdo do ataque portista, onde antes estava Pepê. Mas é em terrenos interiores que o jovem de 18 anos se sente mais a vontade para soltar a sua genialidade. Aos 80 minutos, apareceu na zona central, recebeu um passe de Gbari Veiga como está escrito nos livros (receção orientada) e orientou a bola para o pé esquerdo. O arco seguinte levou com ele toda a beleza do momento da noite. O Dragão já tinha saudades desses momentos à Mora.

A Figura: Gabri Veiga

Gabri Veiga assume cada vez mais um papel de imprescindível no FC Porto. O médio espanhol é o farol ofensivo da equipa, pela forma como consegue encontrar sempre os espaços para colocar a bola, o timing certo para o passe. Ia marcando um golo olímpico, mas Rodrigo pediu ajuda à barra para a defesa. Encontrou Rodrigo Mora no 3-0, esteve no 1-0 de Borja Sainz e, defensivamente, ajudou a anular algumas saídas do Tirsense.

Outros destaques

Rodrigo Mora voltou a marcar um golaço, algo que não fazia deste a época passada, quando faturou no 4-4 frente ao Al Ahly, no Mundial de Clubes. Entrou para dar clareza ao jogo ofensivo dos azuis e brancos e mostrar capacidade associativa, perante um Tirsense que fechava quase todos os espaços para a sua baliza. Podia ter bisado em combinação com Luuk de Jong, mas um defesa negou-lhe o golo em cima da linha.

Terceiro golo do jovem médio, ele que já tinha marcado a SC Braga e Estrela Vermelha.

Deniz Gul começa a ameaçar o lugar de Samu. Depois de se ter estreado a marcar pela seleção da Turquia a meio da semana (marcou no 2-2 frente a Espanha), voltou a fazer o gosto ao pé. Com uma técnica superior à Samu, deu mais trabalho aos defensores da equipa de Sintra. Soma três golos em 423 minutos pelo FC Porto esta época.

Reações

Farioli elogia jogo "agradável" que "poderia ser difícil e, talvez chato", Borja Sainz destaca Rodrigo Mora

VÍDEO: O golaço de pé esquerdo de Rodrigo Mora. "Arrisquei e acho que foi um bom golo"

Davide Maside destaca qualidade no Campeonato de Portugal, Tomás Lacerda fala em "noite especial"

VÍDEO: Veja o resumo do FC Porto 3-0 Sintrense