O FC Porto oficializou a compra do restante passe de Samu, passando a deter 100% dos direitos pelo avançado espanhol.

O emblema azul e branco ativou a última opção de compra dos 15% dos direitos económicos, a troco de cinco milhões de euros. Os restantes 2% foram adquiridos por sete milhões de euros, após terem sido negociados com o Atlético de Madrid.

Feitas as contas, o FC Porto pagou mais 12 milhões de euros pelos 35% do passe do jogador, pelo que a transferência total passa a ser de 32 milhões de euros.

Assim, Samu torna-se o jogador mais caro da história do futebol português.

Recorde-se que Samu tem sido um dos jogadores de maior destaque no FC Porto e conta com um total de 27 golos e três assistências em 45 jogos. Na passada temporada, o espanhol terminou a I Liga como segundo melhor marcador com 19 golos, ficando atrás de Gyokeres.

Veja o comunicado do FC Porto na íntegra

"A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD (“FC Porto”) vem informar o mercado, os seus Associados, Adeptos e Simpatizantes, bem como o público em geral, que exerceu a segunda opção de compra prevista no Contrato de Transferência com o Club Atlético Madrid (“Atlético Madrid“) para a aquisição, a título definitivo de 15% dos direitos económicos do jogador profissional de futebol Samuel Aghehowa (“Samu”), pelo valor total de 5M€ (cinco milhões de euros). Mais se informa que, no âmbito do exercício antecipado desta opção de compra, e na sequência das negociações decorridas nas últimas semanas entre os dois clubes, o FC Porto acordou com o Atlético Madrid a aquisição adicional de 20% dos direitos económicos que permaneciam na propriedade do Atlético Madrid pelo valor de 7M€ (sete milhões de euros), pelo que o FC Porto passou agora a deter 100% dos direitos económicos do jogador.", pode ler-se no comunicado à CMVM.