O Benfica sofreu mas acabou por sair de Alverca com uma vitória por 1-2, em jogo relativo à quarta jornada da Primeira Liga.

Na região considerada o berço da aviação em Portugal, a águia descolou a toda a velocidade e chegou a meio da viagem já em velocidade de cruzeiro.

Contudo, já na preparação para a aterragem, Dedic - que se estreou a marcar pelos encarnados - acabou por ser expulso, levando a um resto de vôo com muita turbulência para os lisboetas, mas que acabaram por conseguir aterrar com os três pontos na bagagem.

Para este jogo, Bruno Lage deixou Trubin, António Silva e Pavlidis no banco, promovendo a titularidade de Samuel Soares, Tomás Araújo, Schjelderup e Ivanovic.

O encontro não poderia ter começado melhor para o Benfica; erro crasso no centro da defesa do Alverca, e Schjelderup a surgir oportuno para inaugurar o marcador.

O Alverca ia tentando reagir, sempre através de transições rápidas, quase sempre através de Chiquinho. Sempre que chegava perto da área encarnada, os ribatejanos criavam perigo, mas aí brilhou Samuel Soares com um par de intervenções decisivas.

Mostrando mais eficácia que o adversário, o Benfica conseguiu mesmo aumentar a vantagem ainda antes do intervalo; boa jogada individual de Dedic que, descaído para a direita dentro da área, rematou forte e cruzado para o 0-2.

A perder por dois, o Alverca tentou reagir no início da segunda parte, mas Samuel Soares voltou-se a mostrar intransponível.

Os encarnados conseguiram conter o ímpeto dos alverquenses e retomaram o controlo do jogo, mas sem nunca criar grandes jogadas de perigo, exceção feita ao remate de Schjelderup que esbarrou no poste.

Contudo, os minutos finais trouxeram uma nova emoção a um encontro muito morno. Dedic viu o segundo amarelo e deixou o Benfica com dez.

Em superioridade numérica, o Alverca carregou e acabou mesmo por reduzir a diferença no marcador; aos 84 minutos, Davy Gui recebe a bola dentro da área e remata com violência para o 1-2, relançando assim a incerteza no resultado até final.

Apesar de ter encostado o Benfica à sua grande área, o Alverca não conseguiu ameaçar o empate, permitindo aos encarnados arrecadar três importantes pontos.

O momento

Entrava-se no último quarto de hora da partida e o Benfica parecia ter tudo sob controle. Contudo, Amar Dedic travou uma saída de Chiquinho para o ataque e José Bessa mostrou o segundo amarelo ao bósnio, que deixou os encarnados com dez jogadores.

A partir daí o Benfica fechou-se cá atrás e o Alverca foi mais incisivo no seu ataque, conseguindo mesmo reduzir a diferença no marcador, mas não indo além disso.

A figura: Águias têm 'Samuro'

Tal como acontecera no jogo com o Tondela, Samuel Soares voltou a ser titular na baliza do Benfica e voltou a justificar a aposta de Bruno Lage.

Num jogo onde os encarnados estiveram a maior parte do tempo no ataque, o jovem guardião soube suster as tentativas de reação do Alverca com um punhado de boas intervenções, especialmente na primeira parte.

Sempre muito seguro, e sem qualquer tipo de responsabilidade no golo sofrido, 'Samuro', como é conhecido no balneário das águias, foi peça nuclear para a vitória do Benfica, mostrando capacidade para discutir a titularidade com Trubin.

Outros destaques: O 'novo' Schjelderup, Chiquinho a remar contra a maré

No dia em que Akturkoglu viajou para o seu novo clube, Schjelderup surgiu no onze titular e não perdeu tempo a deixar a sua marca, inaugurando o marcador logo aos cinco minutos;

Já sem a 'sombra' do jogador turco, o jovem nórdico mostrou-se sempre como principal dinamizador do ataque do Benfica, tendo tido nova oportunidade para marcar com uma bola ao poste.

Do outro lado, Chiquinho mostrou desde cedo que iria dar muito trabalho aos encarnados. Carrilando o seu jogo quase sempre pela esquerda, o extremo português era quem tratava das transições ofensivas do Alverca, tendo aí acabado por expulsar Dedic em dois lances semelhantes.

Reações:

Custódio elogia guarda-redes do Benfica, Alex Amorim enaltece garra da equipa

As reações de Fredrik Aursnes e Bruno Lage à vitória do Benfica em Alverca: "Fizemos 12 faltas, levámos seis cartões amarelos"