O Sporting de Braga venceu este domingo o Celta de Vigo por 3-1, no jogo de apresentação aos sócios e adeptos, inserido no "Braga Day", e deixou boas indicações a poucos dias do arranque oficial da temporada, frente ao Levski Sofia, para a Liga Europa.

A formação orientada por Carlos Vicens, que apostou inicialmente num esquema 3x5x2, foi superior na primeira parte, onde construiu uma vantagem confortável, e ainda teve tempo de oferecer aos adeptos um momento de puro espetáculo: um golaço de Diego, aos 87 minutos, fechou as contas com nota artística.

O primeiro golo surgiu aos 22 minutos, numa bela jogada: Zalazar lançou longo, Fran Navarro amorteceu de cabeça e Gorby rematou cruzado para o fundo das redes. Dois minutos depois, Ricardo Horta ameaçou o segundo, obrigando Radu a defesa apertada.

O 2-0 chegou aos 36', na sequência de uma grande penalidade ganha por Zalazar e convertida com frieza pelo próprio uruguaio. O capitão Horta ainda esteve perto do terceiro antes do intervalo, com um remate violento à trave.

Na segunda parte, as muitas substituições — o Braga fez oito trocas, o Celta mudou toda a equipa — quebraram o ritmo e trouxeram outro equilíbrio. Logo aos 52 minutos, Jones aproveitou um erro defensivo para reduzir.

Quando o jogo parecia encaminhado para um final morno, brilhou Diego, jovem médio de 20 anos, que arrancou do meio-campo e disparou uma autêntica bomba para o 3-1 final, arrancando aplausos das bancadas.

O Braga fecha assim com confiança a pré-temporada e aponta agora baterias ao primeiro compromisso oficial da época, quinta-feira na Bulgária, frente ao Levski Sofia, em jogo a contar para a segunda pré-eliminatória da Liga Europa.