Em dia de aniversário do clube, e poucos dia depois de os rivais Benfica e FC Porto (em virtude da presença no Mundial de Clubes) terem entrado de férias, o plantel do Sporting, bicampeão nacional, está de volta à Academia Cristiano Ronaldo para dar início dos trabalhos de preparação para a época 2025/2026, em que vai tentar o 'tri', algo que os leões não conseguem desde a década de 1950.

Rui Borges, que vai continuar ao leme dos verdes e brancos depois de ter guiado a equipa à dobradinha ao assumir o leme a meio da temporada transata, deu o exemplo e foi o primeiro a chegar a Alcochete, quando passavam apenas dois minutos das 7h00 da manhã.

Aos poucos foram chegando outro elementos do plantel, como o jovem João Simões, Ricardo Esgaio, Eduardo Quaresma, Nuno Santos, Fresneda ou Geny Catamo. Destaque também para a chegada, por volta das 8h00, aqueles que são para já os dois reforços confirmados para a nova época: Alisson Santos e Giorgi Kochorashvili.

As melhores imagens do regresso dos leões ao trabalho

Onze internacionais só chegam mais tarde

Há, contudo, onze jogadores que têm direito a apresentar-se mais tarde, por terem estado ao serviço das respetivas seleções depois do fim das competições de clubes.

Os internacionais portugueses Rui Silva, Gonçalo Inácio, Trincão e Pedro Gonçalves ajudaram a Equipa das Quinas a conquistar a Liga das Nações e acredita-se que se juntem aos colegas apenas no dia 12, quando o plantel rumar ao estágio que vai realizar no Algarve, mais concretamente em Lagos, entre 12 a dia 22 de julho.

Também têm a apresentação marcada para depois Quenda (sub-21 de Portugal), Harder (sub-21 da Dinamarca), Franco Israel (Uruguai), Debast (Bélgica), Maxi Araújo (Uruguai), Hjulmand (Dinamarca) e Gyokeres (Suécia). E o sueco é, como é público, o caso mais complicado, em virtude da autêntica novela à volta da sua saída do clube, havendo mesmo a ameaça de não se apresentar ao serviço para a pré-época.

Dois reforços já confirmados

Kochorashvili e Alisson Santos são, para já, as duas únicas caras novas do plantel.

O médio georgiano Giorgi Kochorashvili, de 26 anos, vem do Levante, contratado por 5,5 milhões de euros (mais 2 milhões por objetivos), ficando blindado por cláusula de rescisão de 80 milhões de euros. Assinou até junho de 2030, tendo o Levante ficado com direito a 12,5% de mais-valias referentes a uma eventual venda do jogador.

Quanto ao extremo brasileiro Alisson Santos, de 22 anos, custou aos cofres de Alvalade 2,1 milhões de euros por 100 por cento do passe, pagos ao Vitória da Bahia, que fica com direito a 10% de uma futura mais valia. Alisson alinhou no União de Leiria na primeira metade da temporada passada, por empréstimo do clube brasileiro, mas já trabalhava em Alcochete desde meados de fevereiro.

E as saídas? Nada confirmado, mas está toda a gente a pensar no mesmo

Para já, ainda não há qualquer saída confirmada no que diz respeito ao plantel que terminou a temporada passada com a conquista de campeonato e Taça.

Confirmado está apenas o adeus ao guarda-redes Kovacevic, que já tinha sido cedido ao Legia Varsóvia na segunda metade da época e que foi agora vendido ao Norwich por 2,5 milhões de euros. Situação semelhante à de Marcus Edwards, emprestado em janeiro ao Burnley, que acabou por subir à Premier League e contratar em definitivo o extremo inglês por 10 milhões de euros.

Dário Essugo também vai rumar a outras paragens, seguindo para o Chelsea por 22 milhões de euros, mas já passou a temporada de 24/25 cedido ao Las Palmas.

O jovem guarda-redes Diogo Pinto deixou o clube de Alvalade em definitivo para seguir para o Estrela da Amadora, enquanto Koba Koindredi volta a ser cedido, desta feita ao Basileia.

Mas, claro, o que toda a gente quer saber é como se vai resolver a novela em redor de Viktor Gyokeres. Tudo pareciam rosas no final da época passada, mas a relação entre as partes azedou, e muito. A saída parece ser um dado adquirido. Resta saber em que termos, por quanto e para onde.

Outro jogador que também pode deixar Alvalade é Diomande, seguido de perto pelo Crystal Palace, disposto a avançar com 55 milhões de euros pelo central costa-marfinense.

Calendário de pré-época

O plantel da equipa principal do Sporting vai começar por trabalhar duas semanas em Alcochete.

A equipa ruma então, depois, ao Algarve, onde tem quatro jogos marcados:

- Portimonense (à porta fechada) e Celtic (no Estádio Algarve) a 16 de julho
- Farense (à porta fechada) e Sunderland (no Estádio Algarve) a 21 de julho

A equipa regressa de seguida a Lisboa, onde vai ter o jogo de apresentação aos sócios, no tradicional Troféu 5 Violinos, que esta temporada, em virtude das obras de melhoramento do Estádio José Alvalade, vai ser disputado no Estádio Nacional, no Jamor:

- Villarreal (Estádio Nacional, Jamor), 25 de julho

O arranque oficial da temporada terá lugar seis dias depois, a 31 de julho, com os leões a regressarem ao Estádio Algarve para discutirem a Supertaça com o rival Benfica, finalista vencido da Taça de Portugal.