Faltam conhecer apenas seis das 48 seleções que vão disputar a fase final do Mundial 2026 em futebol. O sorteio da prova será no dia 5 de dezembro, no Kennedy Center, em Washington DC, capital dos Estados Unidos.

As últimas seis vagas serão determinadas por um play-off em março de 2026 para se encontrar quatro seleções europeias e mais duas no play-off intercontinental.

As 48 seleções serão divididas em 12 grupos. Os dois primeiros classificados de cada grupo assim como os oito melhores terceiro colocados, apuram-se para os 32 anos de final.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

Neste momento, já se conhece muito da composição dos potes do sorteio, determinado em função do ranking mundial da FIFA, atualizado esta quarta-feira. Os anfitriões EUA, México e Canadá estarão no Pote 1, tal como Portugal.

Um dos condicionantes do sorteio é não haver seleções da mesma confederação no mesmo Grupo, exceto a UEFA, que só poderá ter, no máximo, duas seleções em cada grupo (quatro grupos terão duas seleções europeias).

A verdade é que ainda a FIFA não divulgou as regras do sorteio, para se saber onde colocar as equipas que irão apurar-se nos play-offs de março. Se for por ranking, por exemplo, a Itália entraria no Pote 2, caso consiga o apuramento. Se fizer como em 2022, as equipas

"Já ganhámos o Mundial". O milagre de Curaçau, o pais mais pequeno a estar num campeonato do Mundo
"Já ganhámos o Mundial". O milagre de Curaçau, o pais mais pequeno a estar num campeonato do Mundo
Ver artigo

provenientes do play-off serão colocadas no Pote 4.

Serão 104 jogos em 38 dias de futebol, entre junho e julho, no Mundial mais extenso da história.

Um grupo acessível de Portugal seria formado por Irão, Panamá e Nova Haiti. Mas a seleção nacional pode calhar num grupo com Croácia, Noruega e Gana.

Pote 1: Canadá, Estados Unidos, México, Portugal, Argentina, Brasil, Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Países Baixos.

Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Senegal, Japão, Irão, Coreia do Sul, Equador, Áustria, Austrália

Pote 3: Noruega, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Costa do Marfim, Tunísia, Qatar, Uzbequistão, Arábia Saudita, África do Sul, Panamá

Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Nova Zelândia, Haiti, Curaçau. Faltam seis vagas por definir nos play-offs.