
O apuramento europeu para o Mundial de 2026 caminha para o seu fim. Na 7.ª e 8.ª rondas, há muitos jogos importantes, com algumas seleções com possibilidade de garantir um lugar nas Américas já nesta paragem de outubro.
Portugal, Espanha, França, Croácia e Inglaterra são algumas das seleções quem podem confirmar o bilhete para México, EUA e Canadá já para a semana.
Grupo F: Portugal pode ficar perto do apuramento
Alvalade será palco dos dois jogos de Portugal no apuramento para o Mundial 2026, nesta pausa para jogos das Seleções. Com seis pontos conquistados, após os 5-0 a Arménia e os 3-2 a Hungria, a Seleção Nacional pode conseguir o apuramento já nesta pausa: terá de conquistar os seis pontos, a começar no sábado diante da República da Irlanda, e depois na 3.ª feira frente a Hungria e esperar que a Arménia não ganhe os dois jogos neste outubro.

Grupo A: Alemanha tenta recuperar caminho perdido, Eslováquia mantém sonho
Os seis pontos nos dois primeiros jogos colocam a Eslováquia no caminho certo para estar no Mundial da América do Norte, em 2026. Os eslovacos joga fora com a Irlanda do Norte (três pontos) esta sexta-feira e depois recebem o Luxemburgo na 3.ª feira. Se conquistar os três pontos, colocará grande pressão na Alemanha (três pontos), que tem de vencer Luxemburgo fora e Irlanda do Norte em casa, nesta pausa, para manter a perseguição aos eslovacos.
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
Grupo B: Gyokeres e companhia precisam de acordar
A Suíça lidera este agrupamento com seis pontos, mais três que o Kosovo e mais cinco que Suécia e Eslovénia. Os helvéticos têm um duelo de titãs em Estocolmo com a Suécia, onde aos suecos vão tentar o primeiro triunfo para se manterem na luta pelo apuramento. Uma vitória da Suíça deixará a Suécia praticamente fora da corrida. Na terça-feira há um Suécia-Kosovo e um Eslovénia-Suíça.
Grupo C: Nada ficará decidido
Neste agrupamento está tudo em aberto: Dinamarca de Hjulmand e Froholdt, e Escócia lideram, ambas com quatro pontos, mais um que a Grécia, de Pavlidis, Vagiannidis e Ioannidis. Nesta dupla ronda, há muito por decidir: a Escócia recebe a Grécia e a Bielorrússia, 5.ª e 2.ª feira, respetivamente. A Dinamarca joga em casa da Bielorrússia na 5.ª feira e recebe a Grécia na 2.ª feira. Seja como for, nada ficará decidido nesta ronda.
Grupo D: Gauleses com pressa
Os seis pontos nas duas primeiras rondas colocam a França na 'pole position' para marcar presença no Mundial 2026, à frente da Islândia que tem três e da Ucrânia e Azerbaijão, ambos com um. Os gauleses medem forças com o Azerbaijão em casa esta sexta-feira e na terça, jogam diante da Islândia. Dependendo dos resultados, a seleção de Mbappé e companhia pode garantir o bilhete para as Américas já esta semana.
Grupo E: Espanha pode garantir apuramento
Nuestros Hermanos também arrancaram o apuramento com seis pontos em dois jogos, num grupo onde Turquia e Geórgia somam três, cada. Vencer a Geórgia na 6.ª feira em Elche e depois a Bulgária na 4.ª feira, também em casa, pode dar apuramento imediato à seleção Espanhola, se Turquia e Geórgia não vencerem.
Grupo G: Laranja Mecânica em velocidade de cruzeiro
Grande oportunidade para os Países Baixos darem uma machadada nas aspirações da concorrência na luta pelo apuramento. Liderando o Grupo G com 10 pontos, os mesmos da Polónia, mas menos um jogo, os neerlandeses jogam fora com Malta na 5.ª feira, antes de receberem Finlândia, 3.ª com sete pontos. A Polónia, que joga em casa da Lituânia no dia 12, espera vencer e que os Países Baixos percam pontos nos seus jogos, para manter o sonho do apuramento direto.
Grupo H: Tudo em aberto
O Grupo H é muito parecido com o Grupo G, mas com uma diferença: quem lidera é Bósnia Herzegovina, com 12 pontos, os mesmos da Áustria que tem menos um jogo. Os austríacos esperam voltar á liderança isolada, se vencerem San Marino no dia 09 fora de +portas e Roménia em casa, no dia 12. A Bósnia terá de vencer o Chipre no dia 09, no seu único jogo nesta paragem, para manter a pressão na Áustria. A Roménia, com sete pontos (3.º lugar), tem de bater a Áustria neste mês de outubro para ainda manter aspirações de apuramento.
Grupo I: Noruega com bilhete para as Américas nas mãos
A Noruega de Andreas Schjelderup (Benfica), Haaland e Martin Odegaard lidera com 15 pontos, mais seis que Israel e Itália, que têm nove, cada, embora os italianos tenham um jogo a menos. Se os nórdicos ganharem a Israel no sábado, ficam com um pé e meio no Mundial 2026. A Itália poderá aproveitar a deslocação a Estónia no dia 11 e a receção a Israel no dia 14 para deixar os israelitas para trás e diminuir a desvantagem para a Noruega. Israel, que também sonha com o Mundial, sabe que terão de bater os nórdicos e a Itália nesta ronda.
Grupo J: Luta entre belgas e macedónios
Mais um agrupamento onde o equilíbrio é a nota dominante. Lidera a Macedónia do Norte com 11 pontos, seguido da Bélgica (menos um jogo) e País de Gales com 10 cada. Os belgas recebem os macedónios no dia 10 e jogam em casa do País de Gales no dia 13. Vencendo estes dois jogos, os Diabos Vermelhos irão retomar a liderança deste agrupamento. A Macedónia do Norte joga ainda com Cazaquistão no dia 13, jogo onde não pode perder pontos.
Grupo K: Inglaterra pode apurar-se em semana do escaldante Sérvia-Albânia
A Inglaterra pode ser das primeiras seleções europeias a garantir um lugar no Mundial da América do Norte. Com 15 pontos em cinco jogos, a seleção de Três Leões joga no dia 14 com o Letónia. A Sérvia, 3.ª com sete pontos e menos um jogo, joga no dia 11 com a Albânia em Belgrado e no dia 14 com Andorra. Duas oportunidades para recuperar pontos aos ingleses e deixar os albaneses para trás.
Grupo L: Quem pára croatas e checos?
Croácia e Chéquia comandam este agrupamento com 12 pontos cada, com Ilhas Faroé e Montenegro com seis, cada um. Nesta ronda, os croatas podem assumir a liderança isolada, uma vez que tem menos um jogo que a concorrência. A seleção de Modric e companhia joga fora com a Chéquia já esta quinta-feira e recebe no dia 12 o Gibraltar. Vencendo estes dois jogos, sela já o apuramento. A Chéquia tem de vencer os croatas e depois as Ilhas Faroé para se manter no 1.º posto.
Jogos da 7.ª Jornada
Quinta-feira, 9 de Outubro
Grupo G Finlândia - Lituânia (17h00)
Grupo L Chéquia - Croácia
Grupo C Escócia - Grécia
Grupo C Bielorrússia - Dinamarca
Grupo H Chipre - Bósnia e Herzegovina
Grupo L Ilhas Faroé - Montenegro
Grupo G Malta - Países Baixos
Grupo H Áustria - San Marino
Sexta-feira, 10 de Outubro
Grupo J Cazaquistão - Liechtenstein (15h00)
Grupo D França - Azerbaijão
Grupo A Alemanha - Luxemburgo
Grupo J Bélgica - Macedónia do Norte
Grupo B Suécia - Suíça
Grupo D Islândia - Ucrânia
Grupo A Irlanda do Norte - Eslováquia
Grupo B Kosovo - Eslovénia
Jogos da 8.ª Jornada
Domingo, 12 de Outubro
Grupo H San Marino - Chipre (14h00)
Grupo C Escócia - Bielorrússia (17h00)
Grupo L Ilhas Faroé - Chéquia (17h00)
Grupo G Países Baixos - Finlândia (17h00)
Grupo L Croácia - Gibraltar
Grupo C Dinamarca - Grécia
Grupo C Lituânia - Polónia
Grupo H Roménia - Áustria
Segunda-feira, 13 de Outubro
Grupo D Islândia - França
Grupo A Irlanda do Norte - Alemanha
Grupo D Ucrânia - Azerbaijão
Grupo B Suécia - Kosovo
Grupo J País de Gales - Bélgica
Grupo A Eslováquia - Luxemburgo
Grupo B Eslovénia - Suíça
Grupo J Macedónia do Norte - Cazaquistão
Terça-feira, 14 de Outubro
Grupo I Estónia - Moldova (17h00)
Grupo K Letónia - Inglaterra
Grupo K Andorra - Sérvia
Grupo E Espanha - Bulgária
Grupo F Portugal - Hungria
Grupo I Itália - Israel
Grupo E Turquia - Geórgia
Grupo F República da Irlanda - Arménia
Comentários