
Nico Kovac despede-se do Mundial de Clubes com palavras duras sobre a organização da competição nos Estados Unidos. Após a eliminação do Borussia Dortmund nos quartos de final frente ao Real Madrid, o técnico croata de 53 anos apontou críticas à realização dos jogos sob temperaturas elevadas e à má qualidade dos relvados.
"Mudaria o horário dos jogos, devido ao calor insuportável, bem como as condições do campo. Numa competição de nível internacional, todos esperam condições de topo", afirmou Kovac à DAZN, apontando já ao Mundial de seleções que será disputado em 2026 também em solo norte-americano.
O técnico deixou um aviso: "Espero que no Mundial 2026 tudo seja muito melhor. Não se pode jogar futebol de alta intensidade nestas condições. Não é possível. Perde-se intensidade e agressividade, que é a essência do futebol. Os telespectadores também têm de perceber isso."
Como solução, defende alterações nos horários: "Como adepto eu quero ver os jogadores correrem todo o campo e futebol entusiasmante. Se estiver tanto calor, é difícil esse tipo de jogo."
As queixas de Kovac encontram eco no balneário. O capitão do Dortmund, Julian Brandt, não escondeu que o desgaste já se fazia sentir: "Vou ser sincero: alguns dos nossos jogadores estão felizes por poderem descansar agora."
O Borussia Dortmund regressa agora à Alemanha com os olhos postos na preparação da nova temporada, mas fica no ar o aviso claro para os organizadores do próximo Mundial.
Comentários