O Fluminense tornou-se no segundo emblema sul-americano nos quartos de final do Mundial de Clubes. O tricolor das Laranjeiras eliminou o Inter Milão, vice-campeão europeu, ao vencer por 2-0 no Bank of America Stadium, em Charlotte, Carolina do Norte, esta noite.

O Fluzão junta-se ao Palmeiras, de Abel Ferreira, o outro clube que seguiu em frente. Flamengo e Botafogo caíram nos 'oitavos'.

Nos quartos de final, o Flumenense tentará um lugar nas meias-finais diante do vencedor do Manchester City-Al Hilal.

FOTOS: O melhor do Inter Milão-Fluminense em imagens

Esperanças italianas pelo Cano abaixo

Depois de duas vitórias para cada lado nos duelos entre europeus e sul-americanos na fase de grupos do Mundial de Clubes, o Bayern Munique tratou de fazer pender a balança para a UEFA, após a vitória por 4-2 diante do Flamengo. Cabia ao Fluminense, rival do Mengão, voltar a empatar a contenda, neste duelo que continentes que muita tinta tem feito correr por estes dias.

O Inter Milão tinha nesta prova a única salvação possível na época, após perder a final da Liga dos Campeões de forma contundente diante do PSG (0-5), e ter visto a Serie A escapar por entre os dedos para o Nápoles nas rondas finais da liga italiana. A equipa nerazzurri parece ter ficado a perder com a troca de treinadores (saiu o italiano Simone Inzaghi, entrou o romeno Cristian Chivu), como se viu na fase de grupos: um Inter menos coeso defensivamente, com mais dificuldades no ataque, apesar de ter terminado a liderança do Grupo F.

O Flu, de Renato Gaúcho, tratou de explorar bem as dificuldades defensivas. Aos três minutos, após uma perda de bola no meio-campo milanês, Arias foi lançado na direita, centrou para a área, a bola desviou num defensor e chegou a German Cano que encostou de cabeça para o 1-0.

O avançado argentino tornava-se no 4.º jogador mais velho a marcar neste Mundial, com 37 anos e 179 dias, atrás dos veteranos Sérgio Ramos, do Monterrey (39 anos e 79 dias), Luis Suárez do Inter Miami (38 anos e 150 dias) e Lionel Messi também do Inter Miami (37 anos e 360 dias).

Só aos 11 minutos o Inter conseguiu finalmente bater a defensiva tricolor, liderada pelo veterano Thiago Silva: passe longo para Mkhitaryan, que domina e cede para Dimarco disparar para uma defesa fabulosa do também veterano guarda-redes Fábio, de 44 anos.

O Inter tinha mais bola, na procura empate, mas estava a perder nos duelos e muitos dos ressaltos, principalmente na zona defensiva, terminavam nos pés dos brasileiros. Foi num desses ressaltos que o Flu saiu em contra-ataque, com Arias trocar com Cano, a rematar para defesa incompleta de Sommer, aos 30 minutos. A bola sobrou para Samuel Xavier que atirou para fora. Que perdida!

Aos 39 o Fluminense colocou a bola no fundo das redes italianas, mas o golo foi anulado por fora de jogo Ignacio.

O 1.º tempo ficou marcado por um lance caricato: Renato Gaúcho tentou impedir um lançamento rápido do Inter, estorvou Mkhitaryan e viu amarelo.

Do banco, Christian Chivu tentou algo para a segunda parte, lançando Petar Sucic, Luis Henrique e Valentín Carboni. Renato Gaúchjo respondeu com Lima e Hércules.

Fábio: 44 anos e continua um monstro entre os postes

Sommer não quis ficar atrás Fábio e negou o golo a German Cano e Arias, com boas defesas. Mas quem brilhava era mesmo o guardião de 44 anos. Defesa monstruosa, aos 79 minutos, num remate à queima-roupa Lautaro Martinez.

O argentino estava em noite 'não', já que aos 82 atirou colocado, mas a bola bateu no poste e voltou para o campo. A defesa do Fluzão afastou. Antes, de Vrij tinha falhado de forma escandalosa na pequena área, após Lautaro ganhar nas alturas.

O Flu 'matou' o jogo nos descontos. Aos 90+3, Hércules entrou na área, disparou cruzado e bateu Sommer pela segunda vez, levando a loucura os adeptos tricolores nas bancadas.

O Inter ainda atirou uma bola à barra, por Dimarco, mas já era tarde.

Depois de perder a Liga italiana e a final da Champions, o Inter vê fugir mais um título que sonhava conquistar.

O Fluminense junta-se ao Palmeiras entre os emblemas sul-americanos nos quartos de final. A equipa de Renato Gaúcho medirá forças com o vencedor do Manchester City-Al Hilal.