O Chelsea vai receber o Benfica, esta terça-feira (20h), no jogo da segunda jornada da fase de liga da Champions. Na antevisão à partida, Enzo Maresca desvalorizou as últimas duas derrotas na Premier League. Para além disso, o técnico falou sobre o regresso de Mourinho a Stamford Bridge, bem como das ausências frente aos encarnados.

O treinador abordou a indisciplina da equipa inglesa e revelou de que forma é que tenta contornar isso, bem como os sistemas diferentes que o Benfica poderá apresentar na partida.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

Leia as declarações completas

Adeptos cantam por José Mourinho e o que precisa de fazer para cantarem por si: "Provavelmente continuar a ganhar troféus. Lembro-me de na última época os adeptos cantarem 'temos o nosso Chelsea de volta'. Honestamente, quero que isso aconteça. Fico feliz se cantarem isso, significa que, como clube, estaremos a fazer algo importante. Se eles cantarem 'temos o nosso Chelsea de volta', também ficarei feliz. E espero que possam cantar o meu nome. Mas isso não é o mais relevante, estamos aqui para vencer jogos."

Início de época de Estêvão: "Acho que ele tem tido um bom rendimento. É difícil para um jogador de 17 ou 18 anos chegar à Europa, a um grande clube como o Chelsea, e mostrar de imediato o quão bom é. Estamos felizes com seu rendimento, é um bom rapaz, está feliz e é isso que precisamos. Mas sim, pode jogar nas 5 posições do ataque."

Mensagem aos jogadores. Últimos jogos com expulsões: "Neste momento temos de estar positivos, é o que os jogadores precisam. Não há razão para nos sentirmos em baixo, o clube mostrou os números, em 6 meses perdemos 5 jogos. E em muitos desses jogos tivemos expulsões. Queremos vencer, claro, mas não há uma pressão adicional, temos pressão porque sabemos que no Chelsea temos de vencer. Mas, por várias razões, lesões ou expulsões, perdemos 5 jogos em 6 meses. Diria que não é assim tão mau."

O que espera do Benfica: "Do Benfica e de José Mourinho podes esperar tudo, a forma como estão a jogar, em 4x3x3, ou com uma defesa a cinco. Estou à espera de dois ou três sistemas diferentes. Temos um plano, mas ele [Mourinho] mostrou durante a sua carreira o quão bom tem sido a jogar em diferentes sistemas. Esperamos coisas diferentes."

Gerir a disciplina da equipa: Depois de revermos os últimos dois jogos, claro que podíamos ter sido melhores, sem duvida. Mas para mim também é um processo de aprendizagem. Connosco aconteceu algumas vezes, mas a minha perceção é que nos últimos 6 meses perdemos 5 jogos, quatro deles com expulsões. Não há razão para entrarmos em pânico, o futebol é incrível, em 6 meses ter 5 derrotas.... Tenho uma mentalidade muito positiva relativamente a este plantel, estamos melhores, temos mais experiência e eu também estou a aprender. Mas tenho de aprender mais, nomeadamente como jogar com 10 jogadores. Faz parte do processo."

Nível da Liga dos Campeões: "Temos jovens jogadores mas com grande experiência nesta competição. Todos são talentosos e vão ajudar o clube."

Relação com os adeptos: "A maior parte das vezes os adeptos reagem consoante os resultados. Posso entender que depois de uma derrota não estejam felizes. No início da última época cantavam 'temos o Chelsea de volta', mas agora tiveram uma reação diferente, após os resultados. Depois de 5 derrotas em 6 meses estamos insatisfeitos? Se calhar há uma falta de equilíbrio neste desporto. O que posso fazer é tentar aprender e melhorar. Temos de vencer jogos."

Créditos a Mourinho: "Para mim ele é uma lenda neste clube, como é em Itália pelo que fez no Inter, onde ganhou a Champions. É uma lenda em vários clubes do Mundo e isso mostra o quão bom ele é. Tem sido um treinador muito importante."